Importância do uso do flúor na odontopediatria

Você sabe da importância do flúor para crianças?

Ele é muito necessário em todas as fases da nossa vida, desde bebê ao idoso.

Mas é preciso saber utilizá-lo da maneira correta, assim ele irá deixar os dentes mais fortes e firmes, mas quando não se segue as indicações do seu dentista, ele pode trazer problemas para a saúde bucal.

Por isso é necessário seguir as indicações da Clínica Primeiro Sorriso –  odontopediatria que saberá indicar a quantidade certa de consumo de flúor que é um dos métodos mais empregados na prevenção da cárie.

O flúor para crianças oferece resistência contra a cárie?

O flúor para crianças têm a função de atuar na diminuição do metabolismo bacteriano, inibir a perda de minerais do esmalte dos dentes.

O flúor é um mineral natural que é essencial para prevenir a cárie. 

Tanto que existem alguns alimentos que possuem flúor, assim como a água que é fornecida por algumas empresas.

Como o flúor atua?

Quando o seu filho ingere algum alimento que seja principalmente açucarado e depois não realiza a higienização dos dentes corretamente, é muito provável que se dê início a um problema bucal muito conhecido que é a cárie.

Isso ocorre por conta de que a junção desses restos de alimentos resultam num pH bucal mais ácido e com toda certeza mais suscetível a desmineralização do esmalte do dente.

É nesse exato ponto que entra o uso de flúor para crianças, pois ele tem a função de deixar a camada do dente mais resistentes ao microrganismos.

Dessa forma, o uso do flúor na odontopediatria pode ser administrado por duas vias:

  1. Via sistêmica: o flúor é ingerido por intermédio de água ou suplementos através da via oral;
  2. Via tópica: o uso de flúor para crianças pela via tópica é administrada através do uso de pasta de dentes ou bochechos de antissépticos bucais.

O flúor para crianças busca prevenir a cárie de duas maneiras distintas:

Ou seja, o uso do flúor na odontopediatria busca deixar os dentes dos pequenos mais resistentes. 

O flúor também é classificado como um inibidor de cárie mais eficiente, seguro e econômico.

Cuidado com o exagero de flúor em crianças!

Já ficou claro que o uso do flúor na odontopediatria é essencial, mas é preciso se atentar também em um fator muito importante, que é o exagero e o excesso do flúor nos pequenos.

Quando as crianças consomem aquelas pastas de dentes que possuem uma maior quantidade do elemento necessário, muito provavelmente isso acarretará em problemas bucais.

Pois o excesso de flúor para crianças pode gerar sérias complicações como intoxicação ou provocar uma pigmentação não desejada nos dentes que pode variar do branco ao marrom.

Por isso é tão importante seguir somente as recomendações do odontopediatra do seu filho! 

Ele é o profissional que mais saberá te dizer como será realizado o uso de flúor para crianças, e o melhor tratamento para o seu pequeno, conforme a sua idade.

A aplicação de flúor é realizada no consultório

Para as mamães e papais de plantão, é preciso frisar que em casa o uso de flúor para crianças é permitido somente através da aplicação da pasta de dente no momento da escovação.

Se for necessário ter a aplicação de flúor em outra situação, é necessário que isso seja acompanhado pelo odontopediatra em um consultório especializado, pois assim será possível com que haja a aplicação de pastas concentradas em flúor.

O creme dental infantil deve conter flúor?

ideal é que desde a erupção do primeiro dente, o creme dental utilizado pela criança deve conter uma concentração acima de 1000 ppm de flúor. O uso de concentrações menores ou sem flúor devem ser avaliadas pelo profissional e individualizado para cada paciente.

Encontre a Clínica Primeiro Sorriso

A Clínica Primeiro Sorriso Pediatria Integrada trabalha com uma equipe multidisciplinar, profissional e especializada voltada totalmente para o atendimento de crianças e adolescentes, a fim de tratar doenças adquiridas desde o nascimento ou até no decorrer do desenvolvimento da criança.

Nosso principal objetivo é oferecer ao seu pequeno bem-estar, qualidade de vida e à prevenção de doenças que possam prejudicá-lo futuramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *