Tratamento Infantil
Óxido Nitroso

garoto-bonito-pouco-positivo
rapaz-fazendo-inalacao-com-nebulizador-na-clinica
Tratamentos

Uso do óxido nitroso
na odontopediatria

Existe um grande número de pacientes que deixam de realizar um completo tratamento odontológico por sofrerem com a ansiedade, medo ou até mesmo por traumas de alguma situação que os deixam desconfortáveis.

Normalmente, quem mais sofre com esses traumas são as crianças e, por isso, o ramo da odontopediatria oferece a técnica de sedação com óxido nitroso para que o seu pequeno consiga ser submetido a qualquer tratamento dentário.

A Clínica Primeiro Sorriso Pediatria Integrada une vários segmentos pediátricos em Vitória (ES) para que, através de uma equipe comprometida e responsável, seja possível cuidar com excelência da saúde bucal do seu filho. Agora contamos com mais essa novidade para atender crianças e pacientes especiais através de um processo de sedação que diminui o medo durante a consulta ao dentista com óxido nitroso.

 

Afinal, o que é
óxido nitroso?

Primeiro precisamos compreender o que é óxido nitroso e para o que ele serve. O óxido nitroso (N20) é mais conhecido como o gás do riso. Ele é hilariante, incolor e não apresenta cheiro, tem sido muito utilizado em clínicas de odontopediatria como um sedativo que consegue retardar o tempo de reação da criança.  Ou seja, o dentista utiliza o óxido nitroso, através da inalação, para que a substância promova uma ação calmante por meio de uma pequena diminuição temporária da atividade do córtex cerebral.

Sendo assim, a sedação com óxido nitroso se torna uma excelente opção e um grande diferencial para ser utilizado nos tratamentos odontológicos, pois é um procedimento realizado de maneira rápida e segura, e, é claro, sem dor.

E o melhor: após a finalização do tratamento, a substância não deixa efeitos colaterais e a substância deixa de fazer efeito rapidamente, pois o óxido nitroso não é metabolizado pelo organismo humano, ou seja, adquire pouca solubilidade no sangue.

cilindro-de-oxigenio-e-medidor-de-regulador
retrato-de-um-paciente-infantil-e-as-maos-de-um-dentista-pediatrico-com-pinca-dental-closeup-extracao-indolor-de-dentes-odontopediatria

Objetivos da sedação
inalatória com óxido nitroso

Como a sedação com
óxido nitroso é realizada?

A sedação com óxido nitroso é feita através da inalação por parte do paciente. A mistura de N20 junto com o oxigênio ocorre aos poucos, de maneira que toda a técnica é feita através da supervisão de uma odontopediatra responsável pelo método.

O nome de sedação consciente com óxido nitroso se dá pelo fato de que assim que o gás entra em contato com o organismo da criança, ela automaticamente relaxa e deixa de ficar ansiosa ou amedrontada.

rapaz-fazendo-inalacao-com-nebulizador-na-clinica

Quais são os efeitos colaterais e as contraindicações?

É raro tal procedimento desenvolver qualquer tipo de efeito colateral, mas em pacientes que transpiram excessivamente é possível apresentar sintomas leves, como tosse, náuseas e até mesmo o surgimento de secreções.

De modo geral, existem algumas contraindicações para se realizar o procedimento da sedação com óxido nitroso. Por exemplo, pacientes que sofrem com problemas respiratórios, como sinusite e rinite, podem ter maiores dificuldades em inalar a substância. Além disso, um fator importante que se deve enfatizar é que a sedação consciente não abre mão de se utilizar a anestesia local, caso seja necessário.

Sedação consciente com o uso de
óxido nitroso na odontopediatria.

A sedação consciente é uma técnica que a Clínica Primeiro Sorriso – Pediatria Integrada utiliza, na qual ir ao dentista que utiliza o óxido nitroso faz com que os pequenos pacientes sintam-se mais seguros e tranquilos após inalar essa mistura de gases. Mantendo assim,  a tranquilidade durante a execução do procedimento odontológico.

A sedação com óxido nitroso tem a finalidade de fazer com que a criança perca minimamente a consciência e consiga manter a sua respiração tranquila e constante, sem alterações devido a episódios de medo e ansiedade.

É importante frisar que todos os tipos existentes de tratamentos odontológicos infantis podem ser feitos por meio da sedação com óxido nitroso. Para isso, realizamos uma consulta pré-sedativa para avaliar e planejar o grau de sedação para o paciente. A peça-chave da utilização desse método terapêutico é conquistar progressivamente a confiança das crianças, de maneira que elas percam o receio de ir ao dentista e adquiram com o passar dos anos, mais autoconfiança para fazer desde uma limpeza, até a um tratamento mais sério, como extração de dente ou canal.

Como saber se meu filho pode ser
sedado com óxido nitroso?

Muitos pais se questionam em como podem saber se o seu filho pode fazer a sedação com óxido nitroso. Especialistas da área odontológica dizem que o uso do óxido nitroso é seguro e excelente para acabar com qualquer forma de medo que a criança tenha e, por isso, é indicado especialmente para todas as crianças e pacientes especiais que não sofram com problemas respiratórios.

Isso porque, ao inalar o gás, a criança se sente momentaneamente feliz e com um bem-estar, perdendo relativamente a noção do tempo, desse modo o tratamento é mais fácil de ser realizado, pois os pequenos não estarão conscientes do que está acontecendo, uma vez distraídos com a sensação de bem-estar.

Para saber se o seu filho pode realizar o procedimento com sedação, não perca tempo e agende conosco da Clínica Primeiro Sorriso – Pediatria Integrada em Vitória (ES) a sua primeira consulta. Os nossos profissionais saberão te informar.