Entenda a anemia infantil

A anemia infantil é uma deficiência que afeta a formação das células vermelhas do corpo, mais conhecidas como hemácias, que são responsáveis por transportar o oxigênio. Essa doença é desencadeada pela falta de ferro no organismo.

A anemia infantil é muito comum em crianças de até 5 anos, e em bebês de até 2 anos essa deficiência se torna mais comum, não podendo ser ignorada pelo país que ao perceberem qualquer sinal devem procurar a clínica de especialidades pediátricas em Vitória – ES.

No corpo humano o ferro tem o papel fundamental no desenvolvimento como um todo, assim como nas funções cognitivas e imunológicas, por conta disso, um bebê de até 1 ano precisa de até quatro vezes mais desse nutriente do que os adultos.

Os principais sintomas para anemia infantil estão ligados a fadiga, fraqueza, tontura, mal-estar, pressão baixa, ritmo cardíaco acelerado, dores de cabeça, confusão mental, unhas fracas ou quebradiças, falta de ar e palidez.  

Porém, o que mais confunde os pais é que os sintomas para anemia infantil são muito parecidos com o de outras doenças, logo, para identificar a presença da anemia infantil será necessária a realização de um exame de sangue.

Como visto, a anemia infantil pode causar uma série de sintomas na criança, por isso, após visitar a nutricionista infantil em Vitória – ES e caso for identificada a presença da anemia, será indicado o tratamento de acordo com o tipo da doença.

Conheça os tipos de anemia infantil mais comuns

Entre os tipos de anemia infantil mais comuns temos 4 tipos, conheça mais sobre cada uma delas e o tratamento indicado pela nutricionista infantil em Vitória – ES.

Esse tipo de anemia infantil é causado pela baixa concentração de ferro no sangue, é um dos tipos mais comuns entre todas as 4. A anemia ferropriva é desencadeada pelo baixo consumo de alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, ovos, feijão, soja e leguminosas de cor verde escura, como o espinafre.

Os sintomas para anemia infantil ferropriva são os mesmos citados acima, e para o tratamento será indicado pela nutricionista infantil uma dieta com mais consumo de ferro, além da reposição dos nutrientes.

Diferente da anemia infantil do tipo ferropriva, a megaloblástica está relacionada a deficiência da vitamina B12 ou de ácido fólico, e assim como a primeira está ligada a baixa ingestão de alimentos que apresentem esses nutrientes.

Essa deficiência faz com que os glóbulos vermelhos apresentem um tamanho anormal, assim como diminui os glóbulos brancos e as plaquetas sanguíneas.

Por isso se torna tão importante para não aparição dos sintomas para anemia infantil o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 e ácido fólico, como ovos, carne, leite ou derivados, leguminosas como lentilha e feijão preto, assim como vegetais de cor verde escuro.

Ao visualizar no exame de sangue a presença de anemia megaloblástica, o médico da clínica de especialidades pediátricas em Vitória – ES irá indicar a redução nutricional e medicamentos que reponha os níveis da vitamina B12, assim como do ácido fólico.

A anemia infantil perniciosa é um subtipo da anemia megaloblástica, e também está associada a falta da vitamina B12, porém esta não está ligada ao baixo consumo dessa vitamina, mas sim a uma deficiência do corpo na absorção da mesma.

Essa falha na absorção da vitamina B12 geralmente se dá por um enfraquecimento do revestimento do estômago ou por uma doença autoimune. Por conta disso, fazer um maior consumo de alimentos ricos na vitamina B12 não irá resolver o problema, nesse caso é necessário que o pediatra indique um tratamento baseado em medicamentos.

Esse tipo de anemia infantil, quando não tratado da forma correta, poderá acarretar em danos ao desenvolvimento cognitivo e cardíaco da criança, por isso merece atenção.

Esse tipo de anemia infantil é hereditário e faz com que os glóbulos vermelhos tenham formato de foice, por conta desse formato as células se rompem com maior facilidade, assim causando a anemia.

Nos bebês os sintomas para anemia infantil falciforme aparecem a partir dos 6 meses de idade, causando na maioria das vezes dores nas articulações, frio e desidratação, além disso, caso a criança possua infecções como pneumonia ou meningite esse tipo de anemia infantil poderá ser potencializada.

Principalmente para esse tipo de anemia infantil é muito importante que a criança tenha um acompanhamento da clínica de especialidades pediátricas em Vitória – ES desde os primeiros sintomas.

Pois assim serão realizados os exames necessários, como o teste do pezinho e a eletroforese da hemoglobina, sendo capaz de identificar logo nos primeiros meses a presença da anemia falciforme e assim iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível, evitando problemas futuros para a vida da criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *