O Uso de Aparelhos Ortodônticos em Crianças é Importante para Prevenir Problemas Futuros e Auxiliar na Boa Formação da Arcada Dentária. Conheça Mitos e Verdades sobre a Odontologia Infantil. 

Os aparelhos ortodônticos em crianças podem deixar pais preocupados e ansiosos, já que sempre tem alguém que possui alguma opinião sobre o assunto. Porém, será que as informações que têm chegado até você são confiáveis? Isso porque a odontologia infantil tem se desenvolvido e aprimorado ao longo dos anos e as mudanças acontecem com uma velocidade que, muitas vezes, faz com que aqueles que não são especialistas na área não consigam acompanhar os avanços.

Além disso, os processos são individuais e dependem muito de cada caso e também dos tratamentos e tecnologias disponibilizadas pelo odontopediatra que você visita. 

A Primeira Sorriso, clínica com os melhores odontopediatras do Espírito Santo, traz para você os principais mitos e verdades para que você tire suas maiores dúvidas sobre os aparelhos ortodônticos em crianças e aprenda um pouquinho mais sobre os objetivos e estratégias da odontologia infantil 

Odontologia Infantil: Preciso Esperar a Troca dos Dentes? 

O primeiro mito aparece antes mesmo do início do uso do aparelho ortodôntico pelas crianças e é a respeito da própria odontologia infantil. Muitos acreditam que a consulta com um odontopediatra pode acontecer somente após a troca de todos os dentes de leite por dentes permanentes. 

Esse é um grande mito, já que a verdade é que a primeira ida ao odontopediatra deve acontecer logo no aparecimento dos primeiros dentinhos e ser um hábito frequente de cuidado com a criança. 

Os odontopediatras do ES que trabalham na Primeiro Sorriso apresentam, em cada consulta, qual será a periodicidade ideal com que aquela criança passará por avaliação, pensando no desenvolvimento dentário e na importância da profilaxia dentária, assunto que já falamos por aqui e sobre o qual você pode ler mais clicando neste link. 

E, quando a visita acontece, pode ser que seja determinado o uso do aparelho ortodôntico infantil pela criança. E agora, preciso me preocupar se meu filho ainda possui dente de leite? Mais uma vez, não, esse é um mito também. 

Isso porque os aparelhos ortodônticos infantis podem ser de diversas formas e utilizar de diversas tecnologias da odontologia infantil. Sendo assim, se o aparelho ortodôntico infantil, por exemplo, for móvel, ele pode ser utilizado sem afetar a troca dos dentes. Ele estará inclusive, auxiliando para que os novos dentinhos possam nascer nas posições corretas e servirá como um estímulo para um maior cuidado da criança com a higiene bucal. 

Aparelhos Ortodônticos em Crianças Dói Mais? 

Mito! Na verdade, por ainda estarem concluindo a dentição, a formação da arcada dentária e o desenvolvimento ósseo, a odontologia infantil consegue movimentar de forma mais rápida e eficaz, através dos aparelhos ortodônticos em crianças, a posição dos dentes.

Todo início de tratamento gera desconforto e, principalmente se estamos falando do uso do aparelho ortodôntico infantil fixo, algumas semanas podem ser necessárias para que a criança se adapte na hora de comer, falar e realizar a higienização da boca. 

Porém, as idas ao odontopediatra certo no ES fará com que seu filho fique cada vez mais seguro e se acostume com o aparelho ortodôntico infantil, muito mais rapidamente do que uma pessoa já na fase adulta. 

O Tratamento de Odontologia Infantil é Perdido na Fase Adulta? 

Outro mito está relacionado, na verdade, à falta de continuidade dos tratamentos que são iniciados pela odontologia infantil. 

Os odontopediatras do Espírito Santo que trabalham na Primeira Sorriso realizam planos de uso do aparelho ortodôntico infantil e de outras ações buscando uma saúde bucal continuada. Isso quer dizer que as instruções dadas após a remoção do aparelho ortodôntico nas crianças devem ser seguidas para que o trabalho realizado não seja perdido. 

Muitos pais não estimulam os filhos a utilizarem os aparelhos até o final do tratamento, ou não fazem o uso do aparelho móvel após a retirada do aparelho fixo, não colocam a contenção ou até deixam de visitar o odontopediatra com frequência. E essa criança, quando adulta, não possui o hábito de visitar um odontologista, criando assim, novos problemas. 

Isso causa retrocesso no procedimento feito pela odontologia infantil e faz com que muitos, já na fase adulta, tenham que recolocar o aparelho ortodôntico. 

Aparelhos Ortodônticos em Crianças faz Mal para Auto Estima dos Pequenos? 

Muito pelo contrário! Esse mito é infundado porque, na verdade, corrigir as más formações da arcada dentária e do desenvolvimento ósseo além de gerar mais saúde para a criança a auxiliará na elevação da auto estima e isso não somente na infância, mas também na fase adulta. 

Não só porque ela irá obter os benefícios do aparelho ortodôntico infantil durante toda a sua vida, mas também porque não terá que utilizar aparelhos quando estiver já na fase adulta, o que pode gerar mais desconforto. 

Primeiro Sorriso – Clínica com os Melhores Odontopediatras no ES

Para se sentir ainda mais seguro e confortável ou para sanar novas dúvidas que possam ter surgido, visite a Primeira Sorriso e realize uma análise clínica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *