Bruxismo Infantil: Cuide do Bem-Estar do Seu Filho
O bruxismo infantil, apesar de não ser comum, pode acometer as crianças em diferentes fases de desenvolvimento. Normalmente, ela acontece na fase dos 6 ou 7 anos, já que nesse período os dentes ainda estão se movimentando na boca. Por isso é preciso entender a importância da odontopediatria.
O bruxismo é um tipo de desordem funcional que tem como característica principal o ranger ou apertar os dentes. Essa condição, geralmente, ocorre em crianças e acaba sumindo com o passar do tempo na adolescência, mas pode acontecer em qualquer fase da vida, inclusive adulta.
Na odontopediatria, o bruxismo infantil pode ser caracterizado pelo ato de morder ou ranger os dentes. Esse movimento é feito pelos músculos da mastigação, porém, sem que haja a necessidade. Sendo assim, os dentes acabam ficando desgastados, a criança com bruxismo infantil começa a sentir dores e as consequências disso.
Assim como nos pacientes adultos, o bruxismo infantil, apesar de ser um caso simples, não é identificado pela própria pessoa que sofre com o bruxismo. Por isso, é necessário que os pais observem os filhos e identifiquem os sintomas do bruxismo infantil, sobre os quais falaremos a seguir.
Importante mencionarmos antes que, independente do diagnóstico que é necessário para a criança, a profilaxia dentária sempre será a maior forma de diagnóstico, já que estamos tratando de uma situação que pode ser identificada por um especialista em odontopediatria. Já falamos sobre a importância da profilaxia dentária em nosso blog e, se você deseja agendar uma consulta em nossa clínica odontológica em Vitória/ES ou em Linhares/ES, clique aqui.
Quais os Sintomas do Bruxismo Infantil?
Além do próprio ato de morder ou ranger os dentes, o bruxismo infantil causa outros sintomas na criança que ajudam na identificação da condição.
Por ser uma mordida sem motivo necessário, os músculos que fazem esse processo começam a ser afetados. Isso causa dor na região da musculatura, na mandíbula e também dor de cabeça já que há essa pressão.
O bruxismo infantil também pode causar dor ou zumbido nos ouvidos, sangramento na gengiva que acaba sendo machucada, mastigação travada e, como o bruxismo infantil tende a ser intensificado quando o paciente dorme, pode causar também interrupções durante o sono e dificuldade de abrir a boca pela manhã.
Como mencionamos, a criança, por si só, muitas vezes, não consegue perceber a relação entre sintomas, por isso, o adulto e o odontologista especialista em odontopediatria precisaram realizar esse diagnóstico com precisão.
O bruxismo infantil deixa marcas no dente e na gengiva. A gengiva fica mais sensível ou machucada, e por isso ocorrem os sangramentos, enquanto os dentes apresentam desgaste. Além da análise clínica em odontopediatria, é possível realizar exames de raio-X que ajudam no diagnóstico do bruxismo infantil.
Causa do Bruxismo Infantil | A Importância da Pediatria Integrada
E por que o bruxismo infantil acontece? O bruxismo é uma das condições em odontopediatria que nos mostram a importância do trabalho da pediatria integrada.
O bruxismo infantil pode ter diversas causas, que podem estar relacionadas a fatores que fazem parte da formação da boca, outras condições de saúde ou motivações emocionais.
Na infância, a odontopediatria é tão necessária por cuidar dessa fase em que está tendo a formação óssea da criança. A má oclusão, ou seja, o fechamento da boca desalinhada, que pode ser, inclusive, a mordida cruzada, gera bruxismo infantil. Além da própria mordida cruzada, chupetas e mamadeiras podem influenciar nesse mau fechamento da boca, já que esses influenciam na movimentação dos dentes.
Doenças alérgicas ou respiratórias, como rinite, sinusite ou asma, causam dificuldades na respiração, principalmente durante a noite, o que pode influenciar nos casos de bruxismo infantil.
Por último, mas uma causa muito frequente, são as questões emocionais. Essa não é só a fase em que há a formação e movimentação dos dentes, como também é uma fase de mudanças e descobertas que influenciam muito no emocional das crianças. O bruxismo infantil pode ser causado por ansiedade e estresse. Nesses casos, quando a criança está tendo esses sintomas, ela tende a pressionar os dentes e até, falar rangendo os dentes.
Nesses momentos entendemos como uma clínica odontológica em Vitória/ES que seja especialista em odontopediatria é importante. Isso porque um time especialista em odontopediatria sabe a importância da pediatria integrada, ou seja, a importância de observar a criança como um pequeno ser humano que está passando por uma fase de crescimento e mudanças.
Sendo assim, é necessário que o bruxismo infantil não seja tratado como algo isolado, mas seja levado em consideração para um possível quadro mais complexo.
Tratamento do Bruxismo Infantil | Clínica Odontológica em Vitória/ES
Como mostramos, a causa do bruxismo infantil não é só uma e, por isso, os tratamentos para o bruxismo infantil também variam, por isso a consulta com o odontopediatra é tão importante.
O tratamento para bruxismo infantil pode demandar a placa de mordida, que corrige os movimentos enquanto protege os dentes para que não haja o desgaste dos mesmos. Nos casos de má oclusão e mordida cruzada, tratamentos em odontopediatria que, inclusive, podem precisar de aparelhos ortodônticos podem ser necessários.
Além disso, caso a causa seja emocional, de estresse ou ansiedade, a criança pode precisar de atendimento e acompanhamento psicológico, para que consiga lidar com essas questões também.
Se você precisa de um diagnóstico preciso em bruxismo infantil, ou qualquer outra condição da odontopediatria, entre em contato. A Primeiro Sorriso é uma clínica odontológica em Vitória/ES e em Linhares/ES que possui um time especialista em odontopediatria, pronto para atender seu filho. Agende uma consulta, agora mesmo.