Entenda porque a cárie em dente de leite pode ser um grande problema
Ainda quando bebês, os pais devem levar as crianças ao dentista para que seja checado o desenvolvimento dos dentes e a saúde bucal, assim evitando que surjam problemas como a cárie em dente de leite. A partir dos 6 meses de idade já é recomendado que a criança seja levada ao odontopediatra em Vitória – ES, isso para que seja acompanhado desde cedo e tomadas todas as medidas para que a criança tenha uma saúde bucal sempre saudável.
Mesmo antes de surgir os primeiros dentes os pais devem estar atentos a higienização correta da boca da criança, e assim que surgirem os primeiros dentes ela deve ser levada a clínica de odontopediatria em Vitória – ES, assim evitando problemas como cárie em dente de leite.
Nessa primeira consulta, o odontopediatra irá ensinar sobre hábitos de escovação, alimentação e cuidados com os primeiros dentes para assim evitar problemas futuros que poderão afetar os dentes permanentes. Esses cuidados feitos de maneira prévia evitam diversos problemas, como dente de leite com cárie, além disso, eles são essenciais para que a troca dentária seja feita de forma natural, com isso os dentes permanentes da criança cresceram mais fortes e saudáveis.
Em que momento a cárie em dente de leite pode surgir no bebê?
A resposta para essa pergunta é que a cárie em dente de leite pode surgir desde o momento em que o dente começa a mostrar seus primeiros pedacinhos na boca da criança.
Isso acontece, pois, as bactérias aderidas ao dente produzem um ácido capaz de levar o esmalte do dente a um processo de desmineralização, assim causando cavidades e manchas, ou seja, o dente de leite com cárie.
É muito comum que pais ao verem que seus filhos estão com cárie no dente de leite, pensem que não é necessário levá-los ao odontopediatra em Vitória – ES, com o pensamento de que esse dente será substituído, por isso nenhum tratamento é necessário.
Porém, esse é um grande erro, pois as bactérias que ocasionam a cárie no dente de leite podem passar pelo canal do dente e atingir o dente permanente que está nascendo ali embaixo.
Assim, em casos em que não é feito o tratamento adequado para o dente de leite com cárie, o dente permanente poderá nascer com alguma imperfeição, como a falta de uma ponta, manchas ou má formação.
Além disso, a não realização do tratamento pode fazer com que a cárie em dente de leite se espalhe para outros dentes ou que cresça tanto a ponto de ser necessário o tratamento do canal dentário. Em casos extremos é necessária a extração do dente de leite com cárie, o que não é bom para o desenvolvimento dos dentes permanentes da criança.
Nesses casos, onde o dente de leite com cárie é extraído antes do tempo natural, fica um buraco no local onde ele foi retirado, assim os demais dentes de leite tendem a ocupar esse espaço, fazendo com que os dentes permanentes fiquem sem espaço, e então podendo nascer tortos ou ficarem inclusos.
Isso mostra porque é tão importante levar as crianças à clínica de odontopediatria em Vitória – ES desde o nascimento dos primeiros dentes, assim evitando problemas causados pela cárie em dente de leite.
Qual o tratamento para a cárie em dente de leite?
Para o tratamento da cárie em dente de leite, o primeiro passo é levar a criança até o odontopediatra em Vitória – ES, caso já esteja habituada a ir, é provável que ela ficará mais tranquila em relação a essa visita.
O tratamento que será realizado irá depender de qual situação se encontra o dente da criança, podendo ser indicada restauração com materiais próprios para esses dentes de leite com cárie. Pode ser indicado também tratamento endodônticos, onde o odontopediatra retira o nervo do dente ou o próprio dente em si.
Nos casos mais extremos de cárie em dente de leite, onde é indicado a remoção do mesmo, é possível que o dentista indique a utilização de aparelho para manter o espaço entre os dentes. Esses tipos de tratamento indicados para dente de leite com cárie, podem ou não ser dolorosos, tudo irá depender de qual profundidade se encontra a bactéria no dente, por conta disso, algumas vezes é utilizada anestesia local ou até mesmo a sedação da criança.
Para evitar tudo isso é muito importante que os pais sempre estejam atentos a saúde bucal da criança, e qualquer diferença que notem, como manchas brancas, que costumam ser o primeiro sinal do aparecimento da cárie, levem o mais rápido possível a criança a uma consulta com o odontopediatra em Vitória – ES.