mordida cruzada anterior é uma alteração na posição dos dentes, também é conhecida como mordida invertida. Além dos problemas que pode trazer para a saúde, causa a impressão de que a boca ou o rosto do paciente está torto, o que pode afetar a autoestima e o convívio social dos pacientes. Existe também a possibilidade da mordida cruzada anterior não ser perceptível até que a pessoa mastigue algum alimento e fique com o rosto fora de simetria. 

O problema da mordida cruzada anterior não é incomum e pode afetar crianças e adultos. Cientificamente falando, é a má oclusão onde a arcada dentária superior e a inferior se desencontram. De modo mais simples, se trata do desencontro dos dentes da parte superior com os dentes da parte inferior.

O problema da mordida cruzada anterior pode surgir em crianças que chupam chupeta, chupam o dedo, usaram a mamadeira como meio de se alimentar por um longo período ou não tem uma mastigação correta, entre outros. A mordida cruzada anterior também pode ser causada pela má postura, perda precoce dos dentes de leite, anomalias ósseas congênitas, respiração bucal etc.  São muitos os fatores internos e externos que podem causar o problema da mordida cruzada. 

Existem alguns tipos de mordida cruzada:

– Mordida cruzada posterior: os dentes da parte superior se sobrepõem aos dentes da parte inferior e fecham dentro dos dentes de baixo;

– Mordida cruzada anterior: quando os dentes superiores se fecham cobrindo os dentes inferiores;

– Mordida cruzada unilateral: quando o problema na hora de fechar e encaixar os dentes acontece apenas de um lado da boca;

– Mordida cruzada bilateral: quando o problema de fechamento e encaixe da arcada dentária aparece em ambos os lados da boca;

Problemas causados pela mordida cruzada anterior

Quando a criança tem mordida cruzada anterior, isso pode prejudicar o desenvolvimento correto dos ossos do rosto, bem como no desenvolvimento de uma mastigação correta e eficaz, problemas na fala e inclusive, na respiração. 

O crescimento de forma desigual dos ossos da face, acarretado pela mordida cruzada anterior causa problema de ATM (Articulação Temporomandibular). Alguns dos sinais do surgimento destes problemas são dores de cabeça frequentes, zumbidos no ouvido que variam de intensidade de acordo com o grau do problema, estalos ao mastigar ou simplesmente, ao abrir e fechar a boca. 

Alguns outros sintomas que a mordida cruzada anterior traz aos pacientes são: aumento da sensibilidade nos dentes, isso porque com a mordida desigual alguns dentes ficam mais sobrecarregados que outros; dor de dente ocasionada pelo desgaste do esmalte, o que pode ocorrer em alguns dentes e outros não; retração na gengiva e até dos ossos do maxilar.

O aumento ou o surgimento de cáries e doenças na gengiva também estão entre os malefícios que a mordida cruzada anterior traz. Isso ocorre porque com a falta de simetria entre os dentes superiores, inferiores, posteriores e frontais aumenta a dificuldade de escovação. É preciso muito mais esforço e paciência para escovar todos os dentes e as crianças, muitas vezes, não tem estas habilidades. Dores na nuca e pescoço e alterações na postura da cabeça e dos ombros também são sinais deixados pela mordida cruzada.

Ao perceber estes sintomas e sinais, é imprescindível que um profissional seja acionado para saber qual o tipo de mordida cruzada o paciente apresenta e qual melhor tratamento para o caso. Quanto antes for detectado o problema, mais simples o tratamento, por consequência, quanto maior a demora, mais difícil a solução.

Tratamentos para mordida cruzada anterior

O ideal quando se trata de tratamento para mordida cruzada anterior é o diagnóstico precoce. Como dito anteriormente, quanto mais cedo o problema for diagnosticado mais simples será o tratamento. 

Quando a mordida cruzada anterior é diagnosticada em crianças menores, com três anos por exemplo, o tratamento mostra os resultados já no primeiro mês de uso. O tratamento para mordida cruzada anterior mais indicado para crianças menores é fazer uso de pistas diretas planas. 

Para crianças menores, com mordida cruzada anterior o tratamento com o uso de aparelho não é o mais indicado, o uso destas pistas diretas planas se mostra muito mais eficaz. Resumindo, as pistas diretas planas se assemelham a restaurações de resina utilizadas para indicar a direção correta para os dentes. Assim, possibilitando o descruzamento da mordida.

É importante lembrar que cada caso tem suas particularidades e os tratamentos mais eficazes. Alguns outros tipos de tratamento para mordida cruzada anterior são: expansor de palato que alarga os molares e empurra os dentes para frente, o expansor é colocado no céu da boca e é mais indicado para uso infantil; aparelho dentário é a forma mais popular de tratamento, além de puxar os dentes na direção certa ainda os deixa alinhado. Este tratamento é indicado para adultos e adolescentes; a remoção de dentes também pode ser utilizada como tratamento, extrair um ou mais dentes dará espaço para que os demais dentes se desenvolvam adequadamente. 

Existe ainda a opção de tratamento por meio de cirurgia, quando a diferença entre as arcadas dentárias é muito grande a cirurgia é o caminho. Entretanto, a cirurgia só é indicada para os adultos e visa corrigir o posicionamento dos ossos da face.  

O tratamento precoce e adequado traz melhorias para a saúde e rotina do paciente, visto que alinha os dentes, corrige a mordida e, no caso das crianças, permite o desenvolvimento correto dos ossos do rosto. Além do mais, o tratamento correto da mordida cruzada anterior melhora a estética e consequentemente a autoestima dos pacientes, principalmente em se tratando de adultos.

Vale ressaltar que o tempo de tratamento e a forma de tratamento serão decididas com base no grau da mordida cruzada anterior, a idade do paciente e outros fatores que somente um profissional da área é capaz de indicar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *