Cisto de erupção: Você já ouviu falar?

Cisto de erupção ou hematoma de erupção é algo comum em bebês e crianças. Quando um dente está forçando para sair, ele pode provocar essa lesão e causar grande desconforto para o bebê ou criança.

Como o nascimento de novos dentes, pode acontecer o que chamamos de cisto de erupção, que é uma camada da gengiva que cobre o dente quando esta fica vermelha e com vários vasos sanguíneos. Também pode formar um hematoma, quando a gengiva, por causa dos vasos sanguíneos que se rompem, fica até roxa ou azulada.

Na maior parte das vezes é algo que se resolve sozinho, quando o dente finalmente rasga a gengiva e nasce. Em outros casos, é necessária a ajuda de um odontopediatra para resolver o problema. A clínica de odontopediatria no ES recomenda que os pais ou responsáveis fiquem atentos a esse tipo de problema e que procure um odontopediatra para saber como resolver. Para aliviar essa dor, pode-se oferecer mordedores gelados ou comidas mais consistentes.

Por que o cisto de erupção em bebês e crianças acontece?

É uma anomalia benigna que pode acontecer com seu filho. Ela acomete os tecidos moles da gengiva e retarda o irrompimento do dente, tanto decíduos, permanentes ou supranumerários.

Por, em alguns casos, precisar de intervenção cirúrgica, é algo que assusta os pais, mas é algo comum em clínicas de odontopediatria. A intervenção é rápida e fácil, onde o odontopediatra drena o sangue e abre caminho para o dente.

É algo normal de acontecer, mas que é bom ter o acompanhamento de um odontopediatra, pois se a criança tem tendência a ter cisto, por conta da gengiva ser mais espessa ou outros problemas, o cuidado deve estar sempre em primeiro lugar.

Lembramos aqui que existem outros problemas também que podem fazer a coloração da gengiva mudar, por isso é sempre bom estar em dia com as consultas no odontopediatra para resolver quaisquer outros problemas que podem aparecer.

Como tratar o cisto de erupção

Os pais devem se manter calmos e confortáveis para as crianças. Recomenda-se que novos alimentos não sejam introduzidos ou que não haja modificações na alimentação da criança. Mudanças na rotina – mudar de quarto/cama, por exemplo – também devem ser evitadas, pois que essas mudanças podem afetar a percepção de outros problemas como a irritação durante a erupção dos dentes.

Os profissionais da área tendem a acalmar os pais, já que o cisto de erupção em bebês é um processo quase que comum, e que é passageira e natural que aparece junto ao crescimento do bebê. Contudo, é importante que os pais ou responsáveis saibam que é necessário o acompanhamento com um odontopediatra para descartar outros problemas que podem aparecer nesta época da vida.

O profissional deve ser capaz de indicar procedimentos para resolver ou aliviar a tensão da criança, como descrito acima com alimentos mais consistentes e mordedores resfriados, lembrando que é melhor não introduzir novos alimentos quando os dentes estão nascendo.

O objetivo principal neste momento, deve ser aliviar a dor da criança, mantendo-a saudável e tentando minimizar as dores o máximo possível.

Como a dor é algo ainda novo para os bebês e, levando em conta que estes não sabem como se expressar por meio de palavras, os pais e responsáveis devem estar atentos aos sinais de dor e ao crescimento em geral. A visita a um odontopediatra se faz necessária sempre.

A presença de dor faz com o que o bebê mude sua respiração, frequência cardíaca entre outros, portanto esteja atento aos sinais.

O choro de dor está ligado a gritos e apneia (quando o bebê perde o ar de tanto chorar) e que não cessa quando é ofertado colo à criança. Já o choro de desconforto é mais calmo e tende a diminuir ou cessar quando o bebê está no colo.

Odontopediatria no ES

Ficou com alguma dúvida ou acredita que seu bebê está vivendo este desconforto? Entre em contato conosco e agende uma consulta com a Odontopediatra Dra. Kharen de Araújo! Fique ligado no nosso blog para mais dicas sobre o seu bebê ou criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *