Como aliviar a dor dos primeiros dentes do bebê?

Para aliviar a dor causada pelo nascimento dos primeiros dentes do bebê é possível usar substâncias que relaxam a gengiva, mudar a sua alimentação priorizando alimentos mais pastosos e até mesmo fazer massagens gengivais. 

O nascimento de um dente costuma gerar incômodo, por isso os pais estão sempre em busca de técnicas que permitam aliviar a dor de seus bebês, permitindo a eles comer normalmente e não ter a sua rotina alterada por conta dos efeitos que os primeiros dentes podem causar. 

No entanto, aliviar a dor dos primeiros dentes do bebê costuma ser muito relativo, pois o que funciona para uma criança pode não funcionar para a outra justamente pelo fato desse processo de nascimento dos dentes acontecer de forma específica em cada pessoa, exigindo dos pais um cuidado ainda maior com as técnicas adotadas para tornar esse processo menos doloroso. 

É por isso que contar com a ajuda de um odontopediatra costuma ser interessante, pois ele irá avaliar o bebê identificando técnicas que, além de aliviar a dor, podem garantir que o nascimento dos primeiros dentes do bebê ocorra de forma eficiente sem provocar danos a sua saúde no geral. 

Quer saber quais são as melhores técnicas para aliviar a dor do seu bebê?

Continue lendo o texto. 

Como Aliviar a Dor do bebê durante o nascimento dos dentes? 

Como dito antes, o processo de nascimento dos primeiros dentes do bebê costuma acontecer de formas específicas em cada criança. Isto é, para algumas pode ser um processo mais demorado, além de doloroso, enquanto para outras pode ser uma fase com apenas alguns incômodos. 

Considerando isso, é preciso ter cuidado com as técnicas adotadas para aliviar a dor do bebê, pois alguns pais ao perceber o nascimento dos primeiros dentinhos tomam a iniciativa de dar medicações, inclusive, sem ter a necessidade, o que pode causar riscos desnecessários à saúde da criança.

Por esse motivo, para evitar o uso de técnicas desnecessárias, é essencial que o bebê tenha o acompanhamento de um odontopediatra, tendo em vista que ele é profissional especializado nos cuidados com os dentes das crianças, garantindo o desenvolvimento saudável da estrutura dental. 

Mas, de forma geral existem algumas técnicas não invasivas que podem aliviar a dor do bebê, como: 

  1. Picolé de leite materno 

Uma técnica muito usada pelos pais para aliviar a dor dos primeiros dentes do bebê é a oferta de picolé de leite materno, pois o fato de ser gelado garante o alívio da gengiva reduzindo as dores, mas ela não deve substituir a amamentação. Pelo contrário, use a técnica apenas duas vezes ao dia. 

  1. Objetos de morder

Outra forma de aliviar a dor causada pelo nascimento dos primeiros dentes do bebê indicada por diversos odontopediatras é a oferta de objetos de morder para a criança, pois isso acaba aliviando a tensão na gengiva. Uma dica é colocar os objetos na geladeira, garantindo mais alívio ao bebê. 

  1. Massagem na gengiva

A massagem na região da gengiva também é uma técnica indicada por odontopediatras para aliviar a dor, mas é essencial estar com as mãos higienizadas e usar uma gaze ou pano fino limpo levemente úmidos enrolados ao dedo. Depois basta massagear de maneira suave a gengiva do bebê. 

Converse com um Odontopediatra

Para garantir um tratamento adequado no processo de aliviar a dor do bebê durante o nascimento dos primeiros dentes é fundamental consultar um odontopediatra, pois ele irá observar o grau de inchaço causado por esse processo e se é necessário fazer uso de substâncias específicas. 

Nesse caso, antes de considerar o uso de qualquer técnica, certifique-se de consultar um especialista de sua confiança que além de indicar a melhor técnica de alívio da dor, também pode acompanhar o processo de nascimento e fazer limpezas adequadas na região da boca. 

O seu bebê está na fase de nascimento dos seus dentes? Agende uma consulta em nossa clínica para que ele seja avaliado corretamente por um odontopediatra e receba o atendimento adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *