Como Evitar Cárie em Crianças?

cárie é um sério problema de saúde bucal, que pode se desenvolver desde cedo nas crianças. O seu aparecimento decorre da proliferação de bactérias que se acumulam na boca e formam as placas. Com esse acúmulo, as bactérias começam a perfurar os dentes dos pequenos, dando origem ao temido “pontinho” preto. 

O aparecimento da cárie pode se dar, principalmente, na fase infantil por conta dos maus hábitos de alimentação e pela falta de higiene bucal. As crianças que possuem uma alimentação inadequada, rica em carboidratos e açúcares, tendem a possuir mais chances de desenvolver essa doença bucal.

Outro fator que provoca a cárie são os hábitos ineficazes de escovação. Para ter dentes saudáveis, não se pode negligenciar o uso de escova de dentes com creme e de fio dental após as principais refeições do dia. A falta de tais hábitos desencadeia o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, a formação de cárie.

A fim de evitar que os pontinhos apareçam nos pequenos, são importantes algumas mudanças na rotina deles, além de um acompanhamento com um odontopediatra.

Pensando em como apresentar o melhor tratamento para crianças, a Clínica Primeiro Sorriso, em Vitória/ES, criou este conteúdo para indicar a melhor forma de prevenir a cárie na fase infantil. Continue a leitura!

Cárie Dentária l Como Proteger o Sorriso do seu Filho?

O primeiro passo para proteger o sorriso do seu filho é compreender que a cárie pode ser evitada a partir de um bom acompanhamento com um odontopediatra e de bons hábitos de higienização.

Desse modo, há alguns cuidados simples que podem reduzir o aparecimento da cárie:

Esses simples cuidados devem ser mantidos mesmo em crianças que nunca tiveram cárie, pois garantem que os pequenos desenvolvam uma boa saúde bucal, livre de doenças.

Qual é o melhor Tratamento para Crianças com Cárie?

O tipo de tratamento para crianças pode variar conforme a idade e a situação: 

Cárie em crianças de 2 a 5 anos de idade

No tratamento de cárie em crianças de 2 a 5 anos de idade, o odontopediatra analisará o grau de lesão do dente, já que essa doença pode progredir rapidamente.

Por isso, o tratamento para crianças envolve desde preenchimento até pulpectomia, que visa remover a parte danificada do dente para preservá-lo.

Cárie em crianças de 6 a 12 anos de idade

Muito provavelmente, crianças que se enquadram nessa faixa etária já realizam algum procedimento dentário em um consultório de odontopediatria. Por isso, o tratamento para crianças é semelhante ao dos adultos e leva em consideração os graus de desenvolvimento da cárie.

Quando a cárie é detectada precocemente, o dentista consegue efetuar um enchimento, selando a área danificada com um material específico.

Mas, quando o odontopediatra identifica a lesão em um grau mais elevado, pode ser que haja a necessidade de realizar um canal ou, até mesmo, a extração do dente.

Medidas Preventivas para Evitar a Cárie?

A medida preventiva mais importante para reduzir o surgimento dessa doença bucal em até 50% é a higienização bucal diária.  Portanto, para evitar o aparecimento de cárie em crianças, é essencial incentivar bons hábitos alimentares e higiênicos.

Por tal motivo, a Clínica de Odontopediatria Primeiro Sorriso, em Vitória/ES e Linhares/ES, utiliza várias técnicas de tratamento para crianças, como a sedação com óxido nitroso, tratamento odontológico para pacientes especiais, entre outros, para que os pequenos consigam se sentir bem. Assim, as visitas regulares ao dentista pediátrico passam a ser mais participativas e divertidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *