Tipos de maloclusões dentárias nas crianças
Muito provavelmente, você já deve ter ouvido falar de maloclusões dentárias em crianças, não é mesmo? Mas você sabe o que é e como é causada? As maloclusões dentárias são ocasionadas pela mordida errada. Recomenda-se que o problema seja tratado ainda na primeira infância para, assim, evitar complicações no futuro.
As maloclusões dentárias configuram-se como um desvio da normalidade da oclusão, ou seja, consiste no modo incorreto de as arcadas dentárias se juntarem. Isso pode ser ocasionado por fatores genéticos, por hábitos, como sucção ou respiração bucal, bem como pelo uso excessivo de chupeta, mamadeira, entre outros artefatos.
Pensando nisso, a Clínica Primeiro Sorriso Odontopediatria em Vitória e Linhares (ES) criou este blog para listar as principais maloclusões nas crianças e te ajudar a prevenir o problema. Confira!
O que são as maloclusões dentárias na infância?
Para saber detalhes sobre as principais maloclusões dentárias presentes na infância, é preciso entender que a oclusão é definida pelo encaixe ideal entre os dentes e o maxilar, garantindo, dessa forma, que as funções bucais sejam realizadas com excelência.
As maloclusões dentárias na infância ocorrem por diversos fatores, como:
- desequilíbrios mastigatórios;
- problemas nas articulações têmporo-mandibulares;
- atrofia da arcada;
- alterações oclusais;
- assimetria facial;
- mudanças no desenvolvimento das estruturas da face e boca.
Por esses e muitos outros fatores, a atenção dos pais sobre a saúde bucal dos seus filhos deve começar antes mesmo de eles apresentarem seus primeiros dentinhos. Assim, será criado o hábito de observá-los para evitar o surgimento de maloclusões dentárias, bem como para facilitar o diagnóstico e começar o tratamento precocemente.
Tipos de maloclusões que devem ser tratadas na infância
Existem vários tipos de maloclusões dentárias que, na fase infantil, podem afetar muito os pequenos, principalmente, aquelas condições que resultam de discrepâncias ósseas. Nestes casos, o tratamento deve acontecer de imediato, uma vez que a criança em crescimento apresenta o osso é “maleável”, por isso, a reabilitação dentária torna-se mais fácil.
1. MALOCLUSÕES DENTÁRIAS DE CLASSE II
As maloclusões dentárias de classe II conferem ao paciente um queixo direcionado para trás. Os indivíduos que apresentam essa condição, normalmente, respiram pela boca e, por isso, demonstram um excessivo crescimento entre a mandíbula e a maxila, ou até mesmo a falta de crescimento.
O principal tratamento indicado após o diagnóstico realizado em uma odontopediatria em Vitória e Linhares (ES) é utilizar aparelhos ortopédicos que retardam ou estimulam o crescimento da mandíbula e da maxila da criança
2. MALOCLUSÕES DENTÁRIAS DE CLASSE III
As principais maloclusões dentárias na infância enquadram-se na classe III. Nesses casos, ocorre a desarmonia de crescimento entre os ossos maxilares. Esse tipo de maloclusão provoca um excessivo crescimento da mandíbula, de modo que o paciente acometido por esse tipo de maloclusão dentária possui um queixo salientado, o que prejudica a estética facial.
O tratamento da condição se dá por meio do uso inicial de aparelhos ortopédicos, que têm a função de estimular o crescimento ou retardar o crescimento da mandíbula para, assim, corrigir a arcada dentária e o perfil do paciente.
3. MORDIDAS ABERTAS ANTERIORES
Além das situações anteriormente citadas, existem outros tipos de maloclusões dentárias que afetam as crianças. As mordidas abertas anteriormente, por exemplo, são causadas, principalmente, pelo hábito excessivo de realizar o movimento de sucção de chupeta, mamadeira ou dedo.
A odontopediatria em Vitória e Linhares (ES) indica que esse problema precisa ser tratado de modo precoce, ou seja, assim que descoberto, pois a mordida aberta anterior afeta a dentição permanente das crianças.
É muito importante que, neste caso, os pais intervenham na execução desses hábitos. Paralelamente, pode ser necessário o uso de aparelhos ortopédicos para afastar a musculatura da região da mordida aberta.
4. MORDIDA CRUZADA
As maloclusões dentárias em crianças causadas pela mordida cruzada posterior também são provocadas por maus hábitos de sucção, o que, nestas situações, pode afetar a respiração. Esse problema pode permanecer até a fase adulta, por isso, é muito importante buscar, desde cedo, um odontopediatra para realizar o tratamento adequadamente.
Já as maloclusões dentárias que são causadas pela mordida cruzada anterior acontecem quando os dentes da frente da arcada inferior encobrem os da arcada superior. Desse modo, quando as crianças fecham a boca, os dentes de baixo ficam mais para a frente.
Onde encontrar uma Clínica de Odontopediatria no ES?
A odontopediatria é a área responsável por cuidar do desenvolvimento da dentição infantil, nesse viés, é imprescindível buscar profissionais qualificados
O tratamento odontológico para crianças requer cuidado especial. Isso porque os pequenos demandam maior atenção e dedicação para desenvolver uma relação de confiança com o profissional. Sendo assim, busque pela Clínica Primeiro Sorriso Odontopediatria em Vitória e Linhares (ES).