Ulectomia Infantil | Saiba Como Funciona Esse Procedimento
Você já ouviu falar em ulectomia? Esse procedimento cirúrgico consiste em ser uma opção terapêutica para o retardo da erupção dentária. A ulectomia é uma técnica fácil de ser realizada pelo profissional e garante rápida recuperação por parte do paciente.
A ulectomia é recomendada para aqueles pacientes que não tiveram sua erupção dentária espontânea, desse modo essa cirurgia possui o objetivo de abrir espaço na arcada dentária para que a erupção dos dentes ocorram.
O procedimento é realizado em uma clínica de odontopediatria, para garantir que algumas etapas sejam feitas, como: identificar a causa do problema e assim indicar o melhor tratamento aos pequenos. Normalmente a ulectomia é realizada sob o tecido gengival que reveste a arcada dentária, e ela ocorre por conta de um dente decíduo ou permanente que não foi irrompido, ou seja, a finalidade dessa cirurgia é abrir caminho para que o dente consiga chegar na sua posição normal.
Esse procedimento de ulectomia infantil é feito por dentistas que irão fazer exames para identificar exatamente a causa do problema. Assim como em qualquer outro tipo de cirurgia, ao realizar a ulectomia também é preciso verificar se o paciente possui alguma contraindicação que o impeça de fazer esse tratamento.
O processo cirúrgico inicia-se com uma limpeza bucal e aplicação de anestesia local, e com o auxílio do bisturi a laser, é feita a remoção do tecido da mucosa gengival, e exposição do dente. Em seguida, o dentista irriga o local com soro fisiológico e indica uma medicação analgésica, pois como o objetivo dessa cirurgia não é dar pontos pois sua finalidade é a deixar a gengiva aberta para a erupção dentária, como em qualquer outro tratamento cirúrgico é preciso que se tenha cuidados pós-cirúrgicos.
Por isso, após realizar o procedimento de ulectomia, deve-se manter o hábito de higienização bucal e retornar à clínica de odontopediatria para analisar a evolução dentária.
Atrasos na Erupção Dentária: O que os Causa e como Proceder?
A erupção dentária é a fase de transição dos dentes permanentes para o decíduos, a troca destes dentes muitas vezes é algo muito esperado pelos pais. Mas, em muitos casos, algo que era para ser uma alegria torna-se uma preocupação.
A erupção dentária é uma parte essencial do crescimento e desenvolvimento infantil. No entanto, o atraso na erupção dos dentes é algo que vem crescendo e se tornando frequente em muitas crianças.
Um dos principais motivos que causam atraso na erupção dentária é a fibrose gengival. Esse problema é identificado após uma avaliação clínica e exame radiográfico da região, onde constata-se a ausência de tecido ósseo, e a melhor maneira de proceder é indicar o tratamento por meio da técnica de ulectomia.
O atraso na erupção dentária deve ser acompanhado por um consultório de odontopediatria para que seja possível realizar o diagnóstico e o tratamento dessa anormalidade a fim de devolver o sorriso perfeito para os pequenos.
Fatores Causadores da Erupção Dentária
Perda precoce da dentição decídua
Entre os principais causadores do atraso da erupção dentária encontra-se a perda precoce da dentição decídua. Quando essa perda ocorre antes que o dente permanente se encontre na posição ideal, haverá um atraso de sua erupção, pois normalmente o osso ocupa a área acima do dente, dificultando com que haja o rompimento.
Anquilose
A anquilose é um dos fatores que contribuem com que haja a necessidade de realizar a ulectomia, pois ela é observada nos primeiros molares inferiores, dando a impressão de que o dente encontra-se submerso na mandíbula.
Dentes, cisto e tumores
Alguns fatores como dentes, cisto e tumores são barreiras físicas por atrasar a erupção dentária. Nesses casos se faz essencial retirar o obstáculo através da ulectomia para que o dente possa erupcionar.
Fibrose da mucosa gengival
Por fim, uma das causas mais comuns encontradas nas clínicas de odontopediatria é a fibrose da mucosa gengival. Esse problema afeta o dente permanente, pois ele perde a força para realizar a erupção dentária por conta da barreira de tecido, sendo necessário utilizar a ulectomia para ajudar o dente a crescer.
Importância de Fazer o Tratamento em uma Odontopediatria
Como todo tratamento odontológico infantil, a ulectomia é utilizada como um procedimento preventivo. Portanto, o tratamento odontológico infantil é algo extremamente necessário para manter a saúde bucal da criança.
Além do mais, a ulectomia é feita por meio da laserterapia infantil que é indolor, promove analgesia e reduz o quadro inflamatório.
Por isso, fazer o tratamento de ulectomia a laser em um consultório de odontopediatria é tão importante, pois ele garante amenizar a irritabilidade causada pela erupção, além é claro de ser um procedimento rápido e indolor.
Conheça a Primeiro Sorriso, clínica de odontopediatria no ES onde é possível fazer a ulectomia infantil com uma equipe especialista e comprometida. Agende uma consulta!