É Comum Fazer Tratamento Endodôntico em Crianças?
A endodontia é a especialidade da odontologia que faz o diagnóstico das doenças que atingem a parte interna do dente, da raiz e dos tecidos em volta dele.
O tratamento endodôntico ou de canal, é um procedimento simples que é realizado para restaurar o nervo de algum dente. Geralmente o tratamento de canal é mais comum em adultos, mas também pode acontecer na infância com dentes de leite ou permanentes.
Normalmente estamos acostumados a ouvir alguém contar uma história que transforma o tratamento endodôntico em um desastre, mas hoje em dia, com as técnicas, equipamentos e materiais avançados e modernos os tratamentos de canal são rápidos e indolores.
Como sabemos, a cárie dentária é uma doença crônica que afeta a muitas crianças pelo alto índice de consumo de doces e se for negligenciada e não tiver o tratamento adequado ela pode se agravar e destruir o dente. Para evitar com que isso ocorra, o canal torna-se o método mais adequado para preservar os dentes dos pequenos
Além das cáries, outros problemas podem afetar a estrutura interna dos dentes, como é o caso das fraturas, onde as bactérias encontram um caminho livre para contaminarem a polpa e a raiz, causando uma infecção.
O tratamento endodôntico se faz necessário em casos em que os pacientes apresentam:
- Cáries profundas;
- Dentes quebrados ou trincados;
- Sensibilidade intensa;
- Traumas com indicação de tratamento protético.
A indicação do profissional de odontopediatria, sobre o tratamento endodôntico consiste na retirada do nervo, limpeza e irrigação do canal, e obturação desse espaço com a preservação da função e estética. Geralmente todo o procedimento é realizado entre uma ou três sessões dependendo da gravidade.
Por mais que muitos pais se espantem, o procedimento de canal é muito comum nos pequenos e deve ser realizado inclusive nos dentes de leite, para garantir que a função e a estética da arcada dentária seja preservada, evitando problemas com a saúde bucal no futuro.
A fim de esclarecer algumas das dúvidas mais comuns sobre o tratamento endodôntico, a Clínica Primeiro Sorriso separou alguns pontos a serem considerados. Por isso fique tranquilo, se for preciso tratar o canal de um dente do seu filho, procure um bom profissional de odontopediatria.
Tratamento Endodôntico na Odontopediatria
A endodontia tende a controlar casos sistêmicos de infecção, que surgem quando as bactérias presentes na cavidade bucal chegam à corrente sanguínea, mas além disso, o profissional cuida da estética e autoestima dos pacientes, pois a beleza dos dentes começa com a saúde da sua estrutura interna.
O tratamento endodôntico na odontopediatria é realizado em duas ocasiões em dentes de leite: quando a cárie se tornou muito profunda a ponto de atingir o nervo, ou quando existem traumatismos dentários.
Em ambas as situações, é fundamental fazer o tratamento endodôntico, pois pode ocorrer uma proliferação de pus que pode prejudicar os dentes permanentes que estão se desenvolvendo. E como sabemos todos os dentes têm sua importância e missão dentro da boca.
Mas afinal, por que não arrancar o dente de leite já que ele irá cair? Os dentes de leite ou decíduos, são muito importantes e fundamentais para manter a saúde bucal em dia, por isso eles devem cair sozinhos para que assim haja harmonia na arcada dentária, e para que tenha espaço para que ocorra a erupção dentária daqueles dentes que irão nascer em seguida.
O canal deve ser feito em dentes decíduos, pois a perda precoce deles pode causar problemas como: disfunções respiratórias, fonéticas e má oclusão da dentição permanente.
Por isso, um dos principais objetivos da odontopediatria é utilizar o tratamento endodôntico para manter os dentes decíduos até o período de esfoliação, uma vez que ela tem papel fundamental na estética, fonética, função e na orientação dos dentes permanentes.
Cuidados Higiênicos que Devem ser Praticados
Segundo profissionais da odontopediatria, existem alguns sinais que podem indicar que a criança precise passar pelo tratamento endodôntico, como: choro constante, dor espontânea, incômodo ao se alimentar, pus na região próxima ao dente, entre outros sintomas.
Por isso, é fundamental que os pais fiquem atentos aos sintomas e aos cuidados higiênicos que seus filhos realizam, pois com bons hábitos como, escovação adequada, uso de fio dental, e visitas regulares ao odontopediatra é possível evitar com que o seu filho sofra com problemas bucais e tenham que passar pelo tratamento endodôntico.
Por que é Importante Levar as Crianças ao Odontopediatra?
A odontopediatria exerce um papel fundamental no desenvolvimento da dentição infantil. É muito importante levar as crianças ao odontopediatra, pois desde a primeira dentição é preciso ter alguns cuidados para que no futuro eles tenham belos dentes permanentes.
Mas além disso, a fim de reservar uma boa saúde bucal e evitar uma série de problemas, o tratamento odontopediátrico requer cuidado especial, pois os pequenos precisam desenvolver uma relação de confiança.
Diante disso, nossa clínica de odontopediatria proporciona um ambiente lúdico e acolhedor, de forma que as crianças se sintam confortáveis e mais à vontade, para compreender melhor sobre tais procedimentos clínicos encontrados na odontopediatria.
Por isso, acesse o site da Clínica Primeiro Sorriso e agende agora mesmo a consulta do seu filho! Trabalhamos transformando a saúde bucal do seu pequeno.