O Dente de Leite Representa o Crescimento dos Pequenos. O Que Fazer Nesses Momentos? Extrair ou Deixar Cair Naturalmente? Tire Suas Principais Dúvidas com a Primeiro Sorriso – Clínica Odontológica de Pediatria Integrada em Vitória e Linhares – Espírito Santo

As diversas transições ao longo da infância geram dúvidas nos pais sobre como prosseguir. A troca dos dentes de leite para dentes permanentes é um processo natural que, na maioria dos casos, começa a acontecer por volta dos 6 anos de idade e ocorre até os 13 anos. Isso porque essa troca acontecerá de formas diferentes em cada criança, já que estamos falando sobre um processo individual. 

A odontologia infantil é a responsável por cuidar da saúde bucal de crianças e adolescentes e veremos como visitas periódicas ao odontopediatra são extremamente importantes nessa fase da vida. 

Quando a criança cria uma boa relação com o odontopediatra, tendo confiança e entendendo desde cedo a importância da saúde bucal e da profilaxia dentária como um hábito regular, ela se torna um adulto responsável e que consegue, por meio da prevenção, possuir a melhor versão do seu sorriso. 

Importância e Cuidado Com o Dente De Leite – Odontologia Infantil para Prevenção 

Primeiramente, precisamos sinalizar a importância do cuidado com os dentes de leite. Os dentinhos das crianças, geralmente, irão começar a aparecer entre os cinco e os sete meses e é a partir da introdução alimentar que a primeira consulta ao odontopediatra deve acontecer. Isso porque é necessário que o profissional avalie como está ocorrendo o aparecimento dos dentinhos e dê dicas para a família sobre a manutenção deles. 

Ao pensarmos nos dentes de leite, por se tratarem de dentes temporários, equivocadamente podemos ‘relaxar’ no cuidado com a saúde bucal das crianças. Porém, a odontologia infantil busca demonstrar a importância do cuidado com esses dentes de leite. Um odontopediatra sabe reconhecer se há algum problema na formação da arcada dentária e se algum desses dentinhos pode atrapalhar na fala ou no desenvolvimento. 

Os dentes de leite são importantes para manter a posição da arcada para o nascimento dos dentes permanentes, auxiliam na mastigação e na fala da criança. Por isso que, as visitas a um odontopediatra para a realização da profilaxia dentária é importante desde o início da dentição. Em casa, os cuidados com a escovação devem acontecer pelo menos três vezes ao dia e o uso do fio dental deve começar a partir do momento que um dentinho encostar no outro. 

Um odontopediatra é o responsável por analisar a saúde bucal da criança e cuidar para que questões futuras que precisariam de grandes intervenções sejam evitadas já na infância. O recomendado é que a visita ocorra, pelo menos, a cada seis meses, porém algumas mudanças podem requerer um olhar profissional antes. 

Estabelecer uma rotina e ter um odontopediatra de confiança é tão importante quanto possuir um médico pediatra. Não deixe de procurar um profissional capacitado e que seja especialista no cuidado bucal nessa fase específica da vida. 

Troca Natural e Sem Traumas – Peça dicas ao Odontopediatra

Voltando a troca dos dentes de leite para os dentes permanentes, o ideal é que essa seja realizada de forma natural e sem traumas. Conforme o dentinho for ficando mais mole e a raiz for se desgrudando, explique para a criança o processo que está se iniciando. 

Quando a raiz já estiver mais solta e consequentemente o dente estiver mais maleável, estimule que a criança faça pequenos movimentos para entender se esse dente já está saindo. Porém, não force a criança a puxar o dente, tão pouco empurrá-lo com a língua ou usar de outros objetos como linhas para tentar fazer a remoção. Explique que é um processo natural e que, um dia, o dente cairá sozinho. 

Nessa fase é importante ressaltar com a criança que os cuidados com a saúde bucal não devem ser deixados de lado. É comum que a escovação se torne um pouco desconfortável nesse período, por isso, escolha escovas com cerdas mais macias e acompanhe o momento da higiene bucal.

Retenção Prolongada Pede Ajuda da Odontologia Infantil

Em alguns casos, porém, é possível observar o nascimento dos dentes permanentes sem que o dente de leite tenha caído. Nessas situações é necessário realizar uma visita ao odontopediatra para que ele avalie o caso. Pode ser que seja necessário uma extração desse dente de leite, para evitar que o outro nasça por cima. 

Mas atenção: essa extração deve ser feita dentro de uma clínica de pediatria por um odontopediatra utilizando de todos os recursos possíveis através da odontologia infantil. Utilizar a força ou procedimentos do senso comum para tentar remover esse dente pode causar machucados, desconfortos e até traumas na criança. Por isso, conte sempre com um odontopediatra de confiança. 

Primeiro Sorriso – Clínica de Pediatria Integrada Em Vitória e Linhares, Espírito Santo

A Primeiro Sorriso é uma clínica de pediatria integrada em Vitória e Linhares (ES) especializada em cuidar da saúde bucal de crianças e adolescentes. Nossos odontopediatras estão prontos para realizar avaliações e determinar quais procedimentos são necessários para garantir o melhor em odontologia infantil. 

Acreditamos que o cuidado é a nossa melhor opção e que educar as crianças sobre as idas ao odontopediatra e os tratamentos diários com os dentes farão com que problemas futuros e desconfortáveis sejam evitados. 

Conte conosco para realizar uma avaliação desde o começo da dentição. Entre em contato agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *