Escovação Infantil l Passo a Passo para Ensinar o seu Filho a Cuidar da Saúde Bucal
Ensinar os pequenos a adquirirem hábitos saudáveis, como o de escovar os dentes, está intimamente ligado à saúde geral. No entanto, muitas vezes, essa não é uma tarefa fácil para os pais de primeira viagem, já que se exige paciência e, até mesmo, uma dose extra de criatividade para ensinar as crianças a adotarem hábitos de escovação.
Segundo os cirurgiões-dentistas, para promover uma boa saúde bucal na vida adulta, é preciso que, na primeira infância, sejam estimulados hábitos para manter os dentes dos pequenos sem problemas bucais, como cárie, por exemplo, uma doença muito comum entre crianças de 0 a 6 anos de idade devido à má limpeza bucal.
Nos primeiros anos de vida, vale lembrar, as crianças são incapazes de cuidar dos dentes e da escovação por conta própria, por isso, a escovação infantil deve ser realizada ao longo do crescimento deles.
Existem, ainda, algumas estratégias e hábitos de escovação que podem ser incentivados pelos pais para fomentar os pequenos a, desde os primeiros anos de vida, tornarem-se conscientes quanto a isso.
Confira, agora, algumas dicas que a Clínica Primeiro Sorriso em Vitória (ES) e em Linhares (ES) listou para te ajudar nessa missão de fazer da escovação um momento divertido da rotina do seu filho.
Dicas para Incentivar a Escovação Infantil
Seja o exemplo
A primeira dica de escovação que os pais precisam transmitir aos seus filhos é simples e inquestionável: o exemplo. Eles precisam ser referência para as crianças, assim, devem ser o modelo ideal no qual elas se espelham para fazer o mesmo.
Alimentação
Procure oferecer alimentos ricos em nutrientes, que fortalecem os dentes das crianças. Evite, ainda, o excesso de açúcar, o qual, normalmente, produz ácidos e forma a temida placa bacteriana causadora da cárie.
Leve a criança ao dentista
Outro ponto muito importante para promover uma boa escovação das crianças é acostumar os pequenos, desde cedo, às consultas com o odontopediatra. Geralmente, esses profissionais possuem um consultório adaptado para melhorar a experiência das crianças, como a Clínica Primeiro Sorriso.
Adapte o ambiente à criança
Outro fator que ajuda muito a criança a desenvolver o hábito de cuidar da saúde bucal por meio da escovação é adquirir uma estrutura adequada que proporcione conforto, como algum banquinho para ajudar a criança a alcançar a pia, assim, ela consegue praticar a escovação sozinha. Essa é uma forma simples de adaptar o ambiente da casa à criança e incentivar que ela aprenda a segurar os utensílios de limpeza bucal, como escova, creme e fio dental.
Escovação
A escovação deve começar desde cedo. Para criar o hábito de cuidar da saúde bucal ainda enquanto os dentinhos não nasceram, os pais precisam higienizar a gengiva dos filhos durante a noite com uma gaze úmida e água morna para limpar o excesso de leite.
Conforme os anos passam, é importante que as crianças se habituem à escovação dos dentes, pelo menos, três vezes ao dia, junto com o uso do fio dental para obter uma rotina de higiene bucal saudável.
Transforme a técnica de escovação em um momento divertido
A escovação infantil pode e deve ser trabalhada pelos pais das crianças como um momento lúdico, pois, quando os pequenos perceberem que o hábito é divertido, se tornarão mais propensos a cuidarem da sua saúde bucal com autonomia. É fundamental mostrar como escovar a superfície externa e interna de cada dente, o que os ajudará a manter a boca livre de problemas e doenças.
Outra excelente maneira de transformar esse momento em algo lúdico é oferecer uma recompensa para incentivar o seu filho a escovar os dentes e procurar sempre ter uma rotina com a saúde bucal.
Uma maneira de transformar o momento de realizar a escovação infantil é utilizar recursos digitais, como as mídias de educação, para ensinar a criança a escovar os dentes. Procure mostrar aos pequenos vídeos e, até mesmo, jogos interativos que demonstrem a importância de cuidar da saúde bucal.
Compre produtos infantis
Quando é iniciada a escovação das crianças, fica mais fácil elas aderirem aos cremes dentais coloridos, com seus personagens preferidos e sabores mais agradáveis. Esse método de escovar os dentes é muito atrativo e faz a criança se preocupar em manter dentes brancos e alinhados.
Cuidados com a Saúde Bucal do seu Filho
A melhor maneira de incentivar e ensinar as crianças a realizar a escovação infantil é levá-los ao odontopediatra, mesmo que não haja cáries visíveis ou outro problema nos dentes.
Depois de aprender algumas dicas de escovação, é preciso eliminar e evitar os erros mais comuns para ensinar a escovação infantil aos pequenos:
- Nunca comprar uma escova de tamanho inadequado para crianças;
- A escova dental deve ser trocada, em média, a cada três meses;
- Não ignorar o uso do fio dental e de outros acessórios para manter a escovação em dia.
Enfim, esses são alguns aspectos em que papai e mamãe devem ficar de olho para que as crianças consigam ter uma saúde bucal em dia e cresçam saudáveis. Entre em contato conosco e agende sua consulta no dentista. Saiba mais sobre como desenvolver a escovação infantil.