A doença periodontal é a condição que causa uma inflamação e destruição das estruturas de inserção e proteção dos dentes que no caso são popularmente conhecidas como gengiva, osso, cemento e ligamento periodontal podendo causar a perda dentária do paciente.

Popularmente conhecida como gengivite e periodontite essa doença precisa de tratamento odontológico eficiente que elimine a placa bacteriana responsável por causar a inflamação da gengiva e posteriormente a danificação do osso de apoio e fibras – ambos responsáveis por segurar os dentes no lugar – com grandes riscos de destruir ambos na ausência de tratamento.

Essa patologia periodontal pode ter três fases e para evitar que ela chegue ao nível extremo de gravidade cuja pessoa perde os dentes é importante consultar um odontologista para realizar o tratamento adequado que visa a limpeza completa da boca incluindo a eliminação de bactérias.

Saiba o que é a doença periodontal e as recomendações de tratamento

Ao contrário do que as pessoas pensam a não limpeza adequada da boca e os seus dentes pode causar danos graves que vão além das cáries e canal. Existem doenças odontológicas como a doença periodontal que também são causadas pela falta de limpeza bucal apropriada.

Essa doença é dividida em três fases: a gengivite, periodontite e periodontite avançada, e para que elas não “aconteçam” é importante que a pessoa faça a higienização completa da boca, além de consultar um odontologista que fará uma raspagem para eliminar a placa bacteriana.

No caso, a doença periodontal pode causar diferentes sinais ou sintomas, como por exemplo:

As fases da doença periodontal

Como dito antes, a doença periodontal possui três fases e o primeiro estágio da doença periodontal é caracterizado pela gengivite. Durante essa fase a gengiva sofre uma inflamação que geralmente é desenvolvida pelo excesso de placa bacteriana. Portanto, é comum que a gengiva apresente uma coloração mais vermelha, além de ficar inchada.

É importante ressaltar que na primeira fase também existe o risco de sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Já a segunda fase é popularmente chamada de periodontite e ela é caracterizada pelo osso de apoio e fibras que seguram os dentes estarem danificadas.

Entre os sinais dessa fase destaca-se a criação de uma bolsa logo abaixo da margem gengival e isso acaba aumentando as chances de crescimento da placa exigindo tratamento imediato.

A terceira e última fase da doença é a periodontite avançada em que o osso e as fibras são totalmente destruídos e como consequência os dentes acabam se movimentando ou inclusive ficam mole ao ponto de prejudicar a mordida, a alimentação e até mesmo a sua comunicação.

Nessa fase também existe o risco de perder os dentes justamente por possuírem mais apoio.

Como evitar a doença periodontal

A melhor maneira de prevenir o desenvolvimento da doença periodontal e o seu agravamento é realizar a limpeza da boca e dentes por completo diariamente. A escovação e uso de fio dental, por exemplo, deve ser uma ação comum na rotina após a ingestão de alimentos e ao acordar.

Ou seja, o cuidado e a limpeza são os artifícios capazes de combater a placa bacteriana, mas além desse processo ser realizado em casa pelo paciente também é recomendado que ele visite frequentemente um odontologista de sua confiança para que o profissional faça uma limpeza completa de forma adequada, podendo fazer inclusive a raspagem da gengiva.

Os principais tratamentos para doença periodontal

Ao contrário do que as pessoas pensam ao ser diagnosticado com a doença periodontal não basta apenas manter um cuidado higiênico em casa. Claro que isso é indispensável para evitar o agravamento da doença, porém o tratamento deve ser feito com o auxílio de odontologista.

Tecnicamente o tratamento indicado para tratar essa condição é a raspagem supragengival que é capaz de remover as placas calcificadas que se transformaram em cálculo dental, mas além disso também pode existir a necessidade de aplicar tratamentos mais invasivos como o alisamento radicular a fim de tratar as bolsas infectadas e diminuir as inflamações.

Os odontologistas também recomendam uma cirurgia periodontal nos casos caracterizados como moderado ou severo, assim como a possibilidade de fazer um enxerto ósseo que visa a restauração do osso possivelmente perdido na terceira fase, a de periodontite avançada.

O cuidado e higiene bucal devem ser um hábito na vida das pessoas para evitar que doenças como a periodontal ocorram e evoluam ao ponto de prejudicar a saúde bucal por completo, portanto, crie hábitos saudáveis quanto a sua saúde bucal para evitar o surgimento da doença.

Consulte os profissionais da Clínica Primeiro Sorriso para realizar uma limpeza completa da boca e dentes evitando o surgimento de doenças diversas e seus respectivos agravamentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *