Doenças alérgicas e COVID-19: O que devo saber

Existe uma grande preocupação da população em geral quanto aos fatores de risco para gravidade das manifestações da COVID-19, principalmente quando se trata de pacientes portadores de doenças alérgicas.
Entretanto, de acordo com especialistas da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) informam que os portadores de rinite não são considerados grupo de risco para Covid-19.
Mas vale ressaltar que os cuidados com a higienização e o uso de máscaras devem ser adotados, pois embora não façam parte do grupo de risco, ao serem contaminados podem causar complicações graves e mais sérias que um paciente que não seja portador de doenças alérgicas.

Os corticosteroides usados no tratamento de rinite não devem ser pausados caso haja suspeita de infecção pelo COVID-19, a menos que um médico recomende isso. Devemos estar em dia com a medicação para que as crises não venham, isto é, nos manter estáveis em relação às manifestações respiratórias.

O COVID-19 causa um estado gripal, ou seja, é uma infecção viral sistêmica onde o paciente não apresenta um início certo da doença, apenas sintomas que vão aparecendo com o tempo. Pode apresentar cansaço, falta de energia, dor muscular, dor de cabeça, dor na garganta, perda do olfato e febre. Pode também ter alguns sintomas que sobrepõem os da rinite como coriza e nariz entupido. Quando há tosse conjunta a falta de ar, o recomendável é procurar o posto de saúde mais próximo da sua cidade para saber como proceder.

Lembrando que a rinite causa espirros consecutivos, coceira nos olhos e nariz, vermelhidão nestas mesmas partes, coriza, mas sem sintomas de febre. Os asmáticos por outro lado, devem estar mais atentos à infecção, já que estes se classificam como grupo de risco pela doença agravar os sintomas pulmonares.

Do mais, o que vale para o COVID-19 é o sistema imunológico do paciente, se este estiver em patamares normais – independentemente de ser asmático ou ter rinite – a doença pode ser mais leve, porém se a imunidade estiver baixa, tome cuidados como alimentação e hábitos saudáveis para que a imunidade aumente.

O novo COVID-19 se liga ao receptor“Enzima Conversora da Angiotensina 2 (ACE2)” que torna possível a chegada do novo vírus aos pulmões e, dessa forma, pode fazer com que a inflamação seja preocupante.

Como distinguir doenças alérgicas do COVID-19?

As alergias são reações do nosso corpo contra pólen e outras substâncias, não são causadas por vírus. Esses corpos estranhos causam espirros, obstrução e corrimento nasal, vermelhidão dos olhos, entre outros. Portanto, não entre em pânico! As alergias não vêm acompanhadas de febre, o COVID-19 sim. Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, dor de cabeça, fadiga, tosse seca e falta de ar.

Já nos pacientes com asma, o COVID-19 vem mais força, pois tende a gerar uma inflamação brônquica mais agravada do que durante crises de asma, e com isso vem a falta de ar agravada.

Mas afinal, quais são os grupos de risco do COVID-19?

Portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, asma e indivíduos acima de 60 anos são os chamados grupos de risco primeiramente. Mas por que estes são os mais propensos a ter complicações durante a infecção do COVID-19? A melhor resposta que encontramos é por causa da imunidade comprometida nestes pacientes, geralmente, principalmente nos idosos, a imunidade vem baixando com o tempo e estes ficam mais suscetíveis a infecções virais em geral. A diabetes tipo 2 prejudica as defesas do organismo contra vírus, bactérias e afins.

Outras doenças que pioram a infecção pelo COVID-19 são enfermidades hematológicas, doença renal crônica, imunodepressão (que necessitam de tratamento como lúpus, câncer ou AIDS) e a obesidade, que pode piorar a infecção.

Clínica de especialidades pediátricas no ES

Ficou com alguma dúvida ou acha que seu bebê ou criança pode estar com algum problema? Entre em contato com nossa clínica de especialidades pediátricas no ES e agende uma consulta! Siga nosso blog para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *