O fim do inverno está chegando e, com ele, a preocupação dos pais. As mudanças no clima interferem diretamente na saúde dos pequenos, trazendo consigo doenças comuns na primavera. Mas não se preocupe. Falaremos agora sobre essas doenças e como preveni-las.
Conheça as doenças comuns na primavera e como evitá-las:
Roséola
A roséola é uma doença infecciosa que não costuma acometer adultos. Suas principais vítimas são bebês e crianças entre 3 meses e 2 anos de idade. É uma doença contagiosa que se transmite através da saliva.
Por isso, é importante evitar o contato com pessoas infectadas. Essas pessoas podem apresentar sintomas dentre os quais:
- febre súbita de até 40ºC;
- falta de apetite;
- irritabilidade;
- manchas avermelhadas na pele, que podem ou não coçar;
- tosse;
- coriza;
- diarreia;
- ínguas pelo corpo;
- garganta avermelhada.
A roséola pode ser curada naturalmente com o passar de alguns dias, mas o pediatra pode tratar os sintomas, diminuindo o desconforto da criança e controlando a febre.
Conjuntivite Infantil
Podendo acometer crianças e adultos, a conjuntivite traz muitos incômodos e pode ter consequências sérias, se não tratada corretamente.
Os sintomas geralmente são:
- olhos inchados, coçando, vermelhos e lacrimejando;
- sintomas de resfriado, como a febre.
Diante desses sintomas, não deixe de levar seu filho a um pediatra, pois as causas da doença podem ser várias: viral, bacteriana, alérgica ou química. Isso faz com que o tratamento varie de acordo com cada caso. Para prevenir seu pequeno da conjuntivite infantil, preste sempre atenção à higiene, sobretudo em lugares públicos e muito movimentados. Ensine também seu filho a não coçar os olhos e limpe sempre bem, com álcool, o ambiente onde ele passa mais tempo.
Já durante o tratamento, limpar o olho com soro fisiológico gelado, compressas geladas com o mesmo soro ou água filtrada (não usar água boricada ou receitas caseiras). Essas medidas podem diminuir a irritação nos olhos.
Rinite
A rinite também é uma das doenças comuns na primavera.Esta é a causa do desconforto de inúmeras pessoas nesta época do ano, e os bebês e crianças não ficam imunes. A rinite é uma reação alérgica muito incômoda que pode ser desencadeada por diversos fatores, como poluição, pólen, pelos de animais, poeira, entre outros.
Os sintomas da rinite em crianças são muitos:
- nariz entupido e coçando;
- espirros;
- pruridos na garganta e ouvido;
- dor de cabeça e de ouvido;
- inchaço na cavidade dos seios da face;
- infeções de ouvido e problemas de audição (em casos mais graves),
- dificuldade para respirar;
- problemas do sono;
- ronco;
Em uma crise de rinite, os bebês podem dar sinais como:
- levar a mão ao rosto com frequência;
- irritação;
- diminuição do apetite;
- acordar várias vezes durante a noite.
Algumas medidas podem ser adotadas para evitar a rinite, como ficar longe do agente que provoca a reação e lavar o nariz todos os dias com soro fisiológico. É importante, também, manter a criança hidratada e leva-la ao pediatra, que pode orientar o uso de medicamentos específicos.
Meu filho já está doente. O que fazer?
Além de tomar as medidas que listamos, consulte uma clínica de especialidades pediátricas, pois só ele pode indicar o diagnóstico e tratamento certos para cada caso. Lembre-se de nunca medicar seu filho sem a orientação de um profissional.
A Primeiro Sorriso é uma clínica de especialidades pediátricas no ES que reúne os melhores profissionais da saúde infantil. Agende uma consulta e siga-nos nas redes sociais, para conhecê-los e ficar sempre a par das novidades!