Tire todas as sua Dúvidas sobre o Bruxismo Infantil
Certamente, você já ouviu falar em bruxismo. Saiba, ainda, que o bruxismo infantil é um problema muito comum que acomete os filhos, no entanto, muitos pais o desconhecem.
Bruxismo infantil é o hábito de ranger ou apertar os dentes involuntariamente, entre outros movimentos, como o ato de mordiscar as bochechas e lábios, ou projetar a mandíbula para frente. Segundo especialistas da odontologia, essa situação é muito comum até os seis anos de idade, já que a boca dos pequenos está em processo de crescimento.
Saber identificar tal condição é fundamental para tratá-la adequadamente. Dessa forma, para garantir que a saúde bucal da criança não seja comprometida com desgastes, fraturas nos dentes ou dificuldades de mastigar corretamente, é importante que haja um diagnóstico para dar início ao tratamento.
Neste blog, a Clínica Primeiro Sorriso explicará tudo sobre o bruxismo infantil para você saber como lidar com essa condição.
O que pode Causar Bruxismo nas Crianças?
O bruxismo infantil pode apresentar diversas causas, como, por exemplo, má oclusão, problemas na mordida, fatores emocionais, entre outras ocorrências que incentivam a criança a criar o hábito de ranger os dentes.
Os fatores emocionais, mais especificamente, que desencadeiam o bruxismo podem ser estresse, ansiedade e hiperatividade, dificuldades para dormir, déficit de atenção. Já algumas condições físicas, como problemas respiratórios, a exemplo de rinite e asma, também podem provocar o bruxismo infantil.
Confira, a seguir, outras causas que podem ocasionar o bruxismo nas crianças:
Má Oclusão Dentária ou Mordida Desalinhada:
Se o seu filho fez o uso de chupeta ou mamadeira quando era pequeno, ele pode ter maior tendência ao hábito de ranger os dentes. O uso excessivo desses itens na rotina infantil causam má oclusão dentária ou mordida desalinhada, o que pode resultar em um quadro de bruxismo infantil.
Estresse e Ansiedade
Como mencionado, quando o assunto é saúde infantil, há vários fatores que influenciam na saúde bucal das crianças, como questões emocionais, a exemplo de ansiedade, estresse e, até mesmo, hiperatividade. Normalmente, mudanças drásticas na rotina costumam desencadear sinais de tensão, como ranger os dentes. Portanto, a qualquer demonstração de bruxismo, o ideal é buscar a ajuda de um profissional.
Doenças alérgicas ou respiratórias
Outra causa muito comum do bruxismo infantil são as condições alérgicas ou respiratórias, como rinite e asma. Isso porque o ranger dos dentes pode estar associado à vontade de aliviar incômodos, como coceiras, por exemplo, nas vias aéreas.
Ou seja, o bruxismo infantil pode ter indicativos físicos e psicológicos. Confira agora, as principais consequências do bruxismo para a saúde infantil:
- Desgaste dental;
- Sensibilidade e mobilidade dental;
- Trauma de tecidos moles;
- Dores de cabeça;
- Sensibilidade dos músculos da mastigação;
- Progressão de doença periodontal;
- Distúrbios da articulação temporomandibular.
Qual é o Tratamento para o Bruxismo Infantil?
Ao desconfiar que a criança possui bruxismo, deve-se buscar um profissional especializado em odontopediatria para que ele realize o diagnóstico e indique o tratamento mais adequado, de acordo com os sintomas e com o relato do paciente. Assim, será possível preservar a saúde infantil.
Existem, vale ressaltar, diversas opções de tratamento de bruxismo, muito eficazes, que conseguem aliviar os sintomas, tais como:
Uso de placa dentária
O uso de placa dentária é o tratamento mais indicado. Esses acessórios são feitos no formato da boca do paciente e têm a função corrigir os movimentos da mandíbula para reduzir o atrito entre os dentes.
Aparelho
O uso de aparelho também é uma maneira de tratar o bruxismo nas crianças, pois auxilia a corrigir a arcada dentária e melhorar o encaixe das mandíbulas.
Exercícios
Quando diagnosticado que a criança sofre com casos leves de bruxismo infantil, o dentista recomenda que sejam feitos exercícios de relaxamento para a mandíbula e para os dentes.
Acompanhamento psicológico
Por fim, em casos nos quais a origem do bruxismo engloba fatores emocionais, é preciso conciliar o tratamento odontológico com a terapia para reduzir o estresse infantil e tratar adequadamente o problema.
Outro ponto muito importante é entender que o bruxismo infantil é um transtorno, em muitos casos, ligado a outros distúrbios recorrentes na infância, como déficit de atenção, hiperatividade e autismo.
Em tais casos, quando diagnosticada a motivação exata do bruxismo, deve-se manter a calma. O tratamento, mais precisamente, precisa ser conduzido de maneira multidisciplinar para orientar os pais e as crianças. Desse modo, a qualquer sinal de bruxismo nas crianças, agende consulta com um dentista na Clínica Primeiro Sorriso, para tratar o problema e cuidar da saúde infantil.