Escova 360º – Qual a Eficiência Dessa Escova Dental?

O que é a escova 360º e como ela funciona?

Sabemos que a tarefa de escovar os dentes todos os dias pode ser cansativo para crianças, e até mesmo para adultos. E por conta de pequenos problemas como esse, a cada dia que passa a tecnologia para fins odontológicos cria novas soluções. A escova 360º foi desenvolvida com a promessa de otimizar o processo de escovação dos dentes. Muitas vezes os pacientes acabam negligenciando essa tarefa diária, ainda mais quando se fala sobre os pacientes pediátricos, e a escova 360º foi criada pensando em solucionar esse problema. Essa escova 360º possui o formato em U, como se fosse de um molde dentário, encostando em todos os dentes simultaneamente. Pode ser encontrada na forma elétrica ou não e é possível encontrar diferentes tamanhos para os mais diversos pacientes. A escova 360º foi desenvolvida a fim de promover a melhor higienização possível, mas será que é assim mesmo? Nossa clínica odontológica infantil em Linhares resolveu trazer o assunto à tona.

Quais as vantagens e desvantagens que essa escova promove?

Nossa clínica odontológica infantil presente na cidade de Linhares chegou às seguintes conclusões: assim como qualquer outro produto, a escova 360º possui tanto vantagens quanto desvantagens para aqueles que a utilizam. Dentre as vantagens, as promessas feitas para a escova 360º são:

• Praticidade: por conta de seu formato, a escova 360º atinge todos os dentes sem deixar nenhum escapar, ou seja, ela alcançaria as áreas mais difíceis da boca.

• Economiza tempo: no caso da escova elétrica ou não, a escovação pode ser concluída em no máximo 3 minutos.

• Promove maior higienização: teoricamente por alcançar toda a dentição, existe um aumento da higienização bucal do paciente com a escova 360º.

Mas será que essas vantagens são assim mesmo? Confira as desvantagens a seguir:

• Composição de silicone: o fato de que as cerdas são feitas a partir de silicone, já faz com que o produto perca credibilidade no que se diz com relação à melhor higienização.

• Custo elevado: o custo elevado que algumas marcas oferecem acaba não compensando o tempo de uso da escova 360º.

• Desenvolvimento das habilidades motoras: o paciente que for criança pode não aprender a desenvolver as habilidades motoras necessárias para escovar os dentes propriamente. Isso acaba acarretando em uma série de complicações ao longo dos anos.

• Não limpa as áreas entre os dentes: a escova 360º não alcança a região entre um dente e outro, deixando o dente suscetível a cáries e outras complicações.

Qual a recomendação de uso da escova 360º segundo a Primeiro Sorriso, clínica odontológica infantil em Linhares?

Com todas as informações citadas previamente, a clínica odontológica infantil Primeiro Sorriso de odontologia infantil presente em Linhares, pôde concluir que a escova 360º não é recomendada para otimizar o processo de higienização entre crianças ou adultos. Todo tipo de acessório odontológico precisa da indicação e orientação de um odontologista em odontologia infantil Linhares, e isso não é diferente com essa escova. Não se deve comprar a escova 360º com a crença de que as idas ao dentista diminuirão ou que o uso de fio dental poderá ser substituído. Por isso, a recomendação da clínica odontológica infantil Primeiro Sorriso, continua a mesma para os pais dos pacientes: utilize a escova convencional de cabeça pequena (ou compatível com a boca) e cerdas macias ou extra macias.

Mas para as escovas convencionais, a conservação e cuidado devem ser seguidas para o seu melhor uso. São elas:

• Guarde-a sempre em locais longe do acúmulo de bactérias: evite colocar em recipientes fechados, locais abafados possuem maior propensão de contaminação.

• Evite colocar próxima de outras escovas: toda escova de dente deve se manter em um local próprio para ela, ao manter contato com outras escovas pode-se criar uma ponte de bactérias entre uma e outra.

• Após seu uso, lave-a bem: sempre que usar a escova de dentes, você deve se atentar à higienização da mesma para evitar o acúmulo de sujeiras.

• Atente-se às cerdas após a utilização: assim como qualquer outra escova, ao perceber que as cerdas estão gastas, sua troca deve ser feita. Cerdas desgastadas além de não higienizar corretamente, podem acabar machucando a gengiva do paciente.

Todos os cuidados e recomendações citados segundo a clínica odontológica infantil Primeiro Sorriso em Linhares devem ser seguidos à risca por aqueles que prezam pela saúde bucal. Agora que você já conhece mais sobre a escova 360º e sobre sua ineficácia, preste uma visita em nossa clínica odontológica infantil, especialista em odontologia infantil presente em Linhares para cuidar da saúde bucal de seu filho. Explore nosso site e conheça nossas soluções odontológicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *