Quando a criança tem entre um a três anos de idade é comum ela descobrir palavras, formar o seu vocabulário e até enfrentar dificuldades em concluir uma frase, mas é essa dificuldade que preocupa os pais. Será que a gagueira na infância é normal?
Esse tipo de pergunta é muito comum entre os pais e alguns chegam a se desesperar por identificar essa dificuldade na fala dos filhos cogitando a possibilidade deles terem algum problema que os impeçam de conversar ou formular frases corretamente.
A disfluência na fala é tida como normal nos primeiros anos de vida da criança, mas de qualquer forma é muito importante estar atento a evolução da fala do seu filho.
Confira o que é gagueira infantil e quando ela deixa de ser considerada normal.
Por acaso o seu filho demora alguns minutos para conseguir finalizar uma frase ou demonstra dificuldades para falar uma palavra por conta de suas sílabas?
Se a sua resposta foi sim a primeira coisa a fazer é entender que nem sempre essa dificuldade em falar representa alguma anomalia como um distúrbio de linguagem.
Pelo contrário, durante os primeiros anos de vida da criança, mais precisamente entre um ano a quatro anos de idade, é comum ela apresentar disfluência na fala cuja especialistas nomeiam como disfluência fisiológica, crônica ou do desenvolvimento.
Essa disfluência acontece devido a criança não dominar o vocabulário por completo e por isso pode demorar alguns segundos ou minutos para falar e fazer os respectivos sons corretamente das palavras, sílabas e, inclusive, para finalizar as frases.
Quando a gagueira na infância é considerada normal
Os adultos também enfrentam dificuldades em falar algumas palavras que não fazem parte do seu vocabulário, então, é mais do que comum as crianças demonstrarem dificuldades em formular frases. Afinal, elas ainda estão aprendendo as palavras.
A disfluência na fala reflete essa dificuldade natural cuja criança além de estar aprendendo novas palavras a todo momento, ela também está em processo de aprendizado de construção de narrativas e inclusive de organizar os pensamentos.
Portanto, essas são as principais causas da gagueira na infância, mas se ainda há dúvidas sobre a normalidade desses “sintomas” é importante que os pais procurem o auxílio de uma fonoaudióloga infantil, pois é uma profissional que sabe identificar se existe anormalidade ou se é apenas de uma fase que deve passar em breve.
Quando a gagueira infantil deve preocupar?
Existem alguns sinais desse processo de gagueira na infância que sugerem uma anomalia ou distúrbio de linguagem que precisa ser avaliado pelo profissional.
Por exemplo, alguns profissionais garantem que quando a criança tem consciência da dificuldade que está enfrentando para falar é possível que exista um problema.
A luta e consciência dessa dificuldade costumam ser determinantes na avaliação da anomalia principalmente se ambas são ligadas a irritação, pois a própria criança entende que tem um problema e por conta disso não consegue finalizar suas frases.
Mas é claro que isso não é um padrão, o certo é avaliar se existe um problema conforme a idade da criança. Geralmente crianças com idade acima de cinco anos não deveriam mais apresentar a disfluência na fala, então esse pode ser um indicativo. Contudo, como foi dito acima o ideal é sempre procurar uma fonoaudióloga infantil.
Dicas para ajudar a criança com disfluência na fala
Independente dessa disfluência ser um sintoma normal da evolução da criança ou um indicativo de que ela realmente tem problemas de linguagem é fundamental que os seus pais, professores, familiares e amigos que convivem com ela tentem ajudar.
A ajuda não é para interrompê-la, mas dar apoio e tentar acalmá-la para que finalize a frase no tempo necessário. Além disso, também há outras dicas importantes, como:
- Jamais ria da criança ou faça piadas com a sua dificuldade, pois isso causa traumas, problemas emocionais e pode fazê-la desistir de falar;
- Não adianta você pedir calma, pois a gagueira infantil é involuntária, sugira que ela pense e respire antes de falar. Dessa forma, você ajuda muito mais;
- Nunca interrompa a criança e finalize a frase ou palavra que ela está tentando dizer. Tenha paciência e permita que ela lute com suas próprias dificuldades;
- Quando a criança estiver te contando algo demonstre seu interesse e preste atenção no assunto e não em suas pausas, dificuldades e gagueira em si;
- Ensine ela respeitar o tempo dos outros e faça o mesmo, respeite o seu tempo de fala. Converse sobre a importância de pensar com calma para poder falar;
A gagueira na infância precisa ser observada com atenção para que nos casos em que há, de fato, algum problema a criança possa passa por tratamentos específicos.
Quando mais cedo o tratamento é realizado, maiores as chances dessa gagueira ir embora ou pelo menos diminuir e quanto a disfluência considerada normal basta aguardar o tempo e a evolução da criança para que a dificuldade deixe de existir.
A equipe da Clínica Primeiro Sorriso está disponível para conversar com os pais e seus filhos sobre essas dificuldades. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.