Você sabe o que é a língua geográfica?

Muitas vezes as pessoas estranham ao olhar para sua língua e ver linhas que parece um mapa, esse distúrbio é chamado de língua geográfica. Mas não precisa se preocupar, essa condição é benigna e não causa nenhum mal à saúde.

A língua geográfica também é chamada de glossite migratória benigna ou eritema migratório e costuma surgir nos indivíduos na fase na infância, até os 7 anos de idade.

Não é conhecido pelos dentistas a causa certa da língua geográfica, mas estima-se que ela consiste em uma inflamação, onde a língua é coberta de uma camada de pequenas protuberâncias chamadas papilas.

Essas papilas aparentes na língua geográfica quando desaparecem deixam o pedaço da língua onde estavam presentes com aparência avermelhada e lisa, e suas bordas um pouco elevadas com formato irregular.

As áreas afetadas pela inflamação da língua geográfica podem mudar diariamente, porém não causam nenhum incômodo. Essa mudança faz com que a língua se pareça diferente a cada dia.

A condição da língua geográfica não costuma causar desconfortos, porém, pode durar por semanas, e na maioria dos casos ela desaparece sozinha, sem nenhum tratamento, porém pode voltar a aparecer no futuro.

A língua geográfica é uma condição rara e não tem uma causa bem definida, porém foi percebido ao longo dos anos que essa condição é comum entre pessoas da mesma família, podendo estar relacionada a uma questão hereditária.

Na minoria dos casos essa condição está relacionada a sintomas da língua geográfica, porém em alguns casos o paciente pode sentir dor, queimação e desconforto após consumir alimentos ácidos, apimentados, quentes ou salgados, assim nesses casos é indicado agendar uma visita a clínica odontopediátrica em Vitória – ES e evitar o consumo desses alimentos.

Conheça as possíveis causas da língua geográfica

A língua geográfica se dá quando as papilas gustativas de alguns locais começam a desaparecer, formando então manchas avermelhadas e irregulares, essas manchas têm aparência similar a um mapa.

As causas relacionadas ao surgimento da língua geográfica não são bem definidas, porém estudos apontam que pode estar relacionado a:

Caso tenha identificado manchas similares a língua geográfica em seu filho, veja alguns possíveis tratamentos abaixo.

Como é realizado o tratamento para a língua geográfica?

O tratamento para língua geográfica depende se o paciente está sentindo incômodos, dores ou ardências, caso não esteja, nenhum tratamento é necessário. Porém, em casos em que esses sintomas surgem o recomendado é ir até a clínica odontopediátrica em Vitória – ES para que o dentista indique o tratamento adequado.

No tratamento para língua geográfica nos casos em que o paciente sente incômodo, na maioria das vezes é indicado remédio ou enxaguantes bucais. Os remédios indicados no tratamento para a língua geográfica são analgésicos e anti-inflamatórios, como por exemplo Paracetamol e Ibuprofeno.  Esses dois medicamentos ajudam a combater a dor após a ingestão de alimentos mais condimentados, ácidos ou apimentados.

Outro tipo de medicamente indicado no tratamento para língua geográfica são os corticoides, esses têm a função de aliviar a dor e a inflamação no local, principalmente quando esses primeiros não fazem efeito.

Outra opção é o uso de enxaguantes bucais e pomadas anestésicas, essas têm a função de aliviar rapidamente a dor na língua. Quando o paciente apresenta língua geográfica, outra indicação da clínica de odontopediátria em Vitória – ES é sempre estar atento a higiene bucal, ou seja, realizar a escovação regularmente, assim como o uso do fio dental.

Quando devo ficar atento aos sintomas da língua geográfica?

Como dito acima, os sintomas da língua geográfica não surgem na maioria dos casos, porém quando o paciente sente qualquer tipo de dor, sensibilidade ou ardência por conta dessa condição deve-se agendar uma visita a clínica odontopediátrica em Vitória – ES.

Logo, nos casos em que os sintomas da língua geográfica como a língua ficar irritada com facilidade por determinados alimentos ou bebidas, sentir a língua dolorida ou inchada a ponto de interferir na alimentação ou na fala a indicação é que busque imediatamente o dentista.

Outra dica em relação aos sintomas da língua geográfica é que se os sintomas não desaparecerem em 10 dias, ou seja, caso os sintomas perdurem ou apareça uma lesão que dure por mais de 10 dias também deve-se buscar a clínica odontopediátrica em Vitória – ES para o diagnóstico do que está se passando.

Por fim, a língua geográfica é uma condição benigna que não gera nenhum prejuízo a vida do paciente, porém em casos em que são identificadas qualquer situação anormal de dor ou incomodo busque a clínica odontopediátrica em Vitória – ES o quanto antes. Assim iniciando o tratamento para língua geográfica com o acompanhamento de um dentista que dará o diagnóstico e medicamentos corretos para o seu caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *