O aleitamento materno pode causar cárie nos dentes de leite?

Muito provavelmente você que é pai ou mãe de bebê já deve ter se deparado com a seguinte afirmação: o leite materno é um vilão e é um dos fatores que faz com que os pequenos desenvolvam a cárie.

Mas, na verdade, essa dúvida que norteia tanto os pais quanto uma parcela de profissionais é um grande mito. O que ocorre na verdade, é que durante a primeira infância junto com o leite materno, os pais começam introduzir porções de alimentos aos pequenos, como papinhas e sucos de frutas que possuem açúcares e assim prejudicam os primeiros dentinhos.

Por isso, é muito importante reforçarmos que o leite materno não é um vilão, mas, sim, um alimento necessário para garantir a saúde e bem estar do seu filho, o que se torna prejudicial para os bebês são esses alimentos confundidores e a falta de uma adequada higienização que prejudica a saúde bucal e causa de cárie.

Profissionais da odontopediatria recomendam que para que seu pequeno obtenha uma higiene bucal adequada, é preciso que desde o primeiro dente seja iniciado pelo menos duas vezes ao dia o processo de escovação, utilizando-se de escova de cerdas macias, e creme dental, e em bebês é necessário desenvolver a higienização das gengivas no mínimo duas vezes por dia, e após as amamentações para que assim consiga prevenir o surgimento de bactérias. Os especialistas mencionam que para realizar uma boa limpeza da boca dos bebês se deve utilizar de gaze limpa e úmida, com água morna.

E, é claro, para evitar a temida cárie é necessário que os pais evitem introduzir uma dieta açucarada aos pequenos. Por isso, continue acompanhando esse artigo, pois iremos falar sobre os benefícios do leite materno e como que surgem a cárie.


Benefícios do aleitamento materno

Como já citado, a amamentação e o leite materno funcionam como uma medida muito benéfica de prevenção de doenças e elevação da saúde, isso ocorre pois o leite natural além de prevenir qualquer tipo de alteração das funções orais, ele também propicia uma determinada tonicidade para a musculatura do aparelho estomatognático do seu pequeno de maneira que assim ele consiga ter uma adequada respiração nasal.

Mas, além disso, o momento da realização da amamentação se torna único entre mãe e filho, desse modo o leite materno é essencial na vida de um bebê, pois cria esse estreitamento de vínculos afetivos.

O leite materno protege o bebê?

A amamentação natural, desenvolvida direto no peito da mãe do bebê, protege a criança contra a cárie pois favorece o bom funcionamento do sistema respiratório do mesmo e assim evita-se o risco de ele respirar pela via oral.

Além disso, o leite materno reduz as chances das crianças desenvolverem qualquer tipo de infecção do trato respiratório, sendo assim ocorre uma menor exposição ao consumo de antibióticos que também são grandes vilões e provocam o surgimento de cárie e problemas dentários.

Em que cenários, a cárie é causada?

A causa da cárie está relacionada diretamente com os costumes e hábitos alimentares de uma família. Desse modo, quando alguns pesquisadores relacionam o leite materno como a causa de cárie, muito provavelmente a amamentação está relacionado com longas durações das mamadas que são feitas por bicos artificiais, aumento da frequência das mamadas durante o dia, e principalmente a noite pois é quando os pais normalmente alimentam os seus filhos sem realizar a limpeza bucal em seguida, favorecendo assim o aparecimento de lesões.

Cuidados para que a criança não tenha cárie nos dentes de leite

Resumindo, o leite materno não é o responsável pelo surgimento de cariogenicidade nos pequenos. O que ocorre muito é que os pais são orientados de maneira equivocada sobre a amamentação.

O leite materno além de conter proteínas, vitaminas, gorduras ele também possui uma pequena quantidade de açúcares, mas essa parcela não é suficiente para causar qualquer alteração no pH bucal do bebê de modo que consiga desenvolver cárie.

Especialistas dizem que quanto mais ácido é o pH bucal da criança, mas fácil é de se obter o desenvolvimento da cárie, sendo assim quem provoca essa acidez bucal são os açúcares que são ingeridos entre uma refeição e outra, já que no processo de amamentação a criança realiza o movimento de sucção e desse modo o leite materno que é liberado não entra em contato direto com os dentes da frente, mas sim com o céu da boca.

Para evitar qualquer causa de cárie é muito importante que os pais se mantenham atentos à saúde bucal dos seus filhos.

É indispensável realizar regularmente consultas periódicas à odontopediatra da Clínica Primeiro Sorriso em Vitória e Linhares – (ES), pois ela é a profissional mais adequada que irá orientar os pais sobre como realizar a escovação dos primeiros dentinhos, respeitando a idade recomendada de cada paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *