Você sabe o que é frenectomia?
Não é muito comum ouvirmos falar sobre frenectomia, certo? Por isso, nós, da Clínica Primeiro Sorriso, vamos abordar um pouco sobre essa anomalia que também é conhecida como língua presa.
A frenectomia, nada mais é que um procedimento cirúrgico simples que deve ser realizado para remover o freio lingual ou labial, em bebês ou crianças. Esse processo deve ser realizado por um profissional da odontopediatria para que ele consiga reduzir o tamanho do frênulo, ou até mesmo eliminá-lo, pois essa anomalia acaba prejudicando os pequenos no quesito da alimentação, deglutição, fonação e até mesmo na respiração. Já em adultos, tal processo deve ser desenvolvido pelo cirurgião dentista.
Como qualquer outro método cirúrgico, ela exige que sejam realizados alguns cuidados para que o paciente consiga alcançar os resultados esperados sem qualquer dano.
Tipos de frenectomia: freio labial ou freio lingual
A principal diferença encontrada na frenectomia é a região em que se localizam na cavidade bucal. Essa anomalia de freio labial é encontrada na região entre os dentes incisivos centrais superiores, ou seja, o freio está posicionado na arcada superior junto com o tecido da gengiva que pode se estender entre os dentes e a parte frontal do céu da boca.
Já o freio lingual é localizado entre a base da língua e o assoalho da boca, e o principal objetivo de soltar o freio lingual é permitir com que o paciente consiga falar, deglutir, e realizar os movimentos da região bucal de maneira adequada.
Como funciona a frenectomia a laser?
A frenectomia funciona como um procedimento cirúrgico de intervenção para corrigir o que não ocorre bem e que causa prejuízos para a vida e o bem-estar da pessoa. Por isso, é de extrema importância realizar um bom diagnóstico para conseguir identificar a real necessidade de se fazer essa correção cirúrgica.
Para conseguir realizar um bom tratamento, o cirurgião dentista ou a odontopediatra irá indicar dois tipos de técnicas que é a convencional e a frenectomia a laser.
A frenectomia convencional funciona como qualquer outro tipo de cirurgia, pois utiliza-se de anestesia no local, além de utilizar bisturi, tesoura e até mesmo da necessidade de se dar pontos para conseguir controlar o sangramento.
Já a frenectomia a laser opera como um meio de tratamento odontológico para ser menos invasivo e doloroso, mas também exige que na região seja aplicada a anestesia. O grande diferencial desse método é que não é preciso utilizar-se de suturas, pois não há sangramento, desse modo o pós-operatório de quem sofre com esse tipo de irregularidade é muito mais tranquilo.
Vantagens da frenectomia lingual a laser:
- Elimina o frênulo com precisão, de maneira indolor;
- A cirurgia a laser tem um pós-operatório menos doloroso;
- Não se realiza a sutura, ou seja, não se dá ponto no local;
- Esterilização a laser durante o corte, o que reduz as chances de ocorrer a transmissão de bactérias.
Existe uma idade mínima para realizar o procedimento da frenectomia?
Uma dúvida que norteia os pais das crianças que sofrem com a frenectomia lingual é a idade mínima existente para realizar o procedimento cirúrgico. A intervenção dessa técnica pode ser realizada em pacientes de qualquer idade, desde que haja um acompanhamento pelo profissional da odontopediatria ou com o seu cirurgião dentista, para que esses profissionais consigam fazer uma avaliação detalhada.
Mas um ponto muito importante que deve ser mencionado pelo profissional é que quando identificado a frenectomia em bebês e crianças, é preciso realizar o quanto antes o procedimento cirúrgico. Não se deve esperar os dentes decíduos nascerem, pois assim o freio vai ficando mais espesso e impedindo que haja o correto funcionamento do crescimento ósseo e muscular.
Existem riscos e complicações no pós-operatório?
A frenectomia a laser como qualquer outro tipo de cirurgia, apresenta alguns riscos e complicações no pós-operatório. Mesmo sendo um método totalmente simples, é preciso se manter atento para evitar qualquer tipo de dor, hemorragia, sangramentos ou até mesmo inflamação da região.
Por isso, é fundamental obter cuidados no pós-operatório da frenectomia, para que assim o paciente consiga se recuperar de maneira mais rápida e volte a realizar as suas atividades normalmente.
Confira, alguns cuidados essenciais:
- Ingerir alimentos que sejam pastosos;
- Dar preferências em consumir alimentos que estejam frios nos primeiros dias;
- Ter cuidado redobrado com a higienização bucal;
- Ingerir adequadamente a medicação recomendada pela Clínica de Odontopediatria.
Sendo assim, de um modo geral, é necessário realizar esse procedimento apenas em Clínicas como a Primeiro Sorriso – Pediatria Integrada, localizada nas cidades de Vitória e Linhares, no Espírito Santo, pois atuamos com esse tipo de intervenção cirúrgica, que visa corrigir a língua presa.