O que é a Sedação Inalatória com Óxido Nitroso?

Seu filho sofre por medo do dentista? Às vezes, só de escutar essa palavra, as crianças já começam a demonstrar muita ansiedade.

Mas existe uma maneira muito eficaz de evitar que os pequenos fiquem desconfortáveis na cadeira do dentista: a sedação inalatória com Óxido Nitroso.
O óxido nitroso (N2O) consiste em uma substância utilizada como sedação inalatória em casos nos quais é necessário relaxar o paciente para efetuar tratamentos odontológicos. Essa técnica é usada, sobretudo, em crianças que têm medo e ou sofrem com ansiedade quando precisam passar por procedimentos no dentista.

Dessa forma, a sedação inalatória com Óxido Nitroso é uma forma de manter o paciente relaxado e calmo, evitando, inclusive, que ocorram acidentes e que ele se machuque.

Vale ressaltar que a sedação inalatória para crianças indicada pelos dentistas não faz dormir, como muitas pessoas pensam. Na verdade, trata-se de uma sedação leve, que promove uma sensação de calmaria, conforto e alegria.

Por isso, o óxido nitroso é também chamado, justamente, de gás do riso, uma vez que, quando a criança o inala, consegue entrar em um estado de relaxamento e felicidade. A substância, por sua vez, promove uma ação calmante por meio de uma pequena diminuição temporária da atividade do córtex cerebral.
Assim, o paciente fica bem calmo e, principalmente, consciente, o que facilita na cooperação com o procedimento odontológico. O medo e a ansiedade ficam imperceptíveis, o que garante a segurança do odontopediatra e do próprio paciente, já que se evita, inclusive, acidentes.
Para o tratamento odontológico de pacientes com necessidades especiais, também é bastante utilizada a técnica de Sedação Inalatória a fim de que o dentista consiga realizar os procedimentos sem intercorrências.

Como funciona a Sedação Inalatória com Óxido Nitroso?

A sedação inalatória com Óxido Nitroso é muito segura. O gás é hilariante, incolor, não alergênico e não apresenta cheiro.
O paciente respira uma mistura de óxido nitroso e oxigênio através de uma máscara nasal, usada durante todo o procedimento odontológico. Esses dois gases ficam em cilindros e a proporção da mistura deve ser controlada pelo dentista.
Em poucos minutos, a criança começa a sentir os efeitos e, quando para de inalar os gases, rapidamente se volta ao estado normal. Ou seja, após a consulta, a criança não apresenta sono ou outros efeitos, justamente, porque o N2O não é metabolizado pelo organismo por ter pouca solubilidade no sangue.
Raramente a técnica desenvolve efeitos colaterais, mas existem casos de pacientes em que são identificados sintomas leves, como tosse, náuseas e surgimento de secreções.
Mesmo assim, as contraindicações da sedação inalatória com Óxido Nitroso são bem poucas, geralmente, relacionadas a casos de pacientes com doenças psiquiátricas, claustrofóbicos, determinadas doenças pulmonares, bem como outras condições. Além disso, crianças que possuem problemas respiratórios, como sinusite e rinite, podem apresentar dificuldade de fazer a sedação inalatória.
Para garantir que é seguro realizar a sedação inalatória com Óxido Nitroso na criança, é necessária uma avaliação pelo profissional responsável, numa consulta pré-sedativa, para verificar e planejar o grau de sedação.
Apesar de a sedação inalatória ser uma técnica repleta de vantagens, ela não evita a obrigatoriedade de anestesia local em algumas situações.

Vantagens da sedação inalatória com Óxido Nitroso

A sedação inalatória é uma técnica realizada pela Clínica Primeiro Sorriso de Odontopediatria em Vitória e Linhares – ES, cujo objetivo é utilizar o gás do riso para que os pequenos pacientes se sintam mais seguros e relaxados para realizar os procedimentos.
Ao inalar o gás, as crianças ficam calmas e conseguem auxiliar o dentista no tratamento, já que ficam conscientes. A sedação inalatória com Óxido Nitroso promove a segurança e o bem-estar ao paciente, minimiza o desconforto físico e a dor, controla a ansiedade e o medo, evita trauma psicológico, controla o comportamento e garante maior tolerância a procedimentos mais longos e invasivos.
Ademais, a sedação inalatória é indicada para crianças que têm medo dos tratamentos dentários, que já passaram por experiências traumáticas, apresentam dificuldade de serem anestesiadas, possuem dificuldade em manter a boca aberta, são agitadas ou que sofrem com ansiedade.
Crianças com necessidades especiais, por sua vez, também se beneficiam muito com a sedação inalatória com Óxido Nitroso, principalmente, as que ficam muito agitadas em situações de estresse. Com a sedação inalatória, elas ficam conscientes e conseguem passar pelo tratamento sem problemas, o que garante a colaboração com o médico na hora de abrir e fechar a boca, por exemplo.

Clínica Primeiro Sorriso

Busque a Clínica Primeiro Sorriso de Odontopediatria em Vitória e Linhares – ES para marcar uma consulta e verificar se é possível aplicar a sedação inalatória no seu filho. A técnica é muito eficaz e promove a segurança e o bem-estar dos pequenos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *