Saúde bucal infantil

A fase de queda dos dentes de leite, também conhecidos como temporários, dentição infantil ou decíduos, costuma gerar muita ansiedade nas crianças e em seus pais, pois são o primeiro conjunto de dentes dos pequenos.

É muito comum que as crianças adquiram algum problema dentário, como por exemplo cáries, placa bacteriana ou até mesmo perda precoce de dentes de leite nessa fase. Por isso é muito importante que os pais e responsáveis mantenham-se atentos a saúde bucal dos filhos.

O processo da troca dos dentes de leite para os permanentes evolve diversos fatores, como hereditários, sistêmicos, locais e ambientais.

Normalmente os dentes de leite começam a nascer entre os 5 e 7 meses de vida das crianças, e qual a idade se perde os dentes de leite depende da criança. Eles crescem totalmente até os 2 anos de idade.

Por isso, nesse blog, iremos tratar sobre os cuidados necessários para se realizar a higienização bucal, além de falar sobre como ocorre a perda precoce de dentes de leite e da odontopediatria em Linhares – ES. Confira!

Por que e qual a idade se perde os dentes de leite?

Todo ser humano normalmente tem dois conjuntos de dentes, que são os dentes de leite e os permanentes. Qual a idade se perde os dentes de leite depende da criança.

Com o passar do tempo, as crianças se desenvolvem e consequentemente irão perder os dentes decíduos. Em alguns casos, é muito comum ocorrer a perda precoce de dentes de leite, e quando isso acontece é necessário que os pequenos realizem tratamentos com o dentista da odontopediatria em Linhares – ES, para que ele avalie e faça um diagnóstico preciso, assim é possível evitar problemas futuros.

Uma dúvida muito frequente que os pais tem é qual a idade se perde os dentes de leite? Isso varia de acordo o desenvolvimento de cada criança, mas a idade média para a queda dos dentes é em torno de 6 e 12 anos de idade. Antes disso, pode estar ocorrendo a chamada perda precoce de dentes de leite.

A queda dos dentes de leite começa pelos da frente que envolve tanto a mandíbula quanto na maxila, em seguida caem os incisivos laterais, caninos e os molares.

Perda precoce de dentes de leite

A perda precoce de dentes de leite é um problema dentário muito comum. É normal os pais entrarem em desespero, mas é preciso manter a calma!

Normalmente a queda ocorre pelo dente ficar mole, quebrar, entortar, escurecer, cair ou entrar na gengiva

A perda precoce de dentes de leite ocorre por conta de ferimentos e doenças. É muito comum que isso ocorra por conta da doença periodontal, inflamação e infecção nas gengivas, que não são tratadas.

Outra situação que ocasiona a perda precoce de dentes de leite, são as lesões bucais e acidentes que as crianças sofrem durante as aulas práticas de esporte.

A importância dos dentes de leite

Os dentes de leite têm a importante função de guardar o espaço dos dentes permanentes, até que eles estejam desenvolvidos e prontos para nascer.

Quando a criança sofre com a perda precoce de dentes de leite, é comum que ocorra alterações no tamanho da arcada dentária e consequentemente isso afetará também o sistema mastigatório, em alguns casos a função estética é comprometida e a criança sofre com desconfortos.

Por isso, quando ocorrer a perda precoce de dentes de leite, é recomendado que os pais levem as crianças na clínica de odontopediatria em Linhares – ES, para que sejam feitos uma avaliação e o tratamento de maneira adequada, a fim de evitar que haja qualquer movimentação errada entre os demais dentes e assim atrapalhe com que os dentes permanentes nasçam.

Problemas que podem afetar os dentes da crianças

Os problemas bucais não ocorrem apenas nos dentes permanentes. Os dentes decíduos também sofrem com complicações por falta de higienização e tratamento.

Cáries

As cáries é um dos problemas bucais mais comuns entre os pequenos, principalmente quando eles ainda possuem a primeira dentição pois, os pais não se preocupam muito com a higienização bucal neste momento.

A cárie traz muitos transtornos, e pode levar a criança a sentir dor, se alimentar mal e mastigar de maneira inadequada. Por isso, o recomendado é incentivar a escovação dos dentes.

Erosão dentária

A quantidade de crianças que sofrem com esse transtorno, tem crescido cada vez mais.

A erosão dentária é causada pela ingestão de substâncias ácidas e pelo suco gástrico presente na cavidade bucal.

Nas crianças a erosão dentária pode ser evitada com o hábito de uma boa alimentação. Evite substituir a ingestão de água por líquidos como refrigerantes, sucos e leite fermentado.

Como evitar a perda precoce de dentes de leite?

Para evitar a perda precoce de dentes de leite é preciso que tanto os pais, quanto as crianças criem hábitos simples e saudáveis.

É fundamental realizar consultas odontológicas periódicas, além de, é claro, ensinar como que se faz uma boa higienização bucal.

Adquirir desde cedo o hábito com os cuidados bucais vai aumentar as chances com que os seus filhos consigam cuidar sozinhos dos próprios dentes conforme forem crescendo.

Busque manter os dentes de leite saudáveis e evite problemas a longo prazo. É fundamental que os pais se informem sobre qual a idade se perde os dentes de leite e estejam atentos para qualquer indício de perda precoce de dentes de leite.

Procure pela odontopediatria em Linhares – ES, é uma clínica de especialidades pediátricas focada na medicina preventiva de crianças.

Atuamos na orientação para o desenvolvimento saudável, realizando os tratamentos para perda precoce de dentes de leite e outros problemas, de forma adequada para cada paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *