Quando os primeiros dentes do bebê começam a surgir pode ser um momento de fofura ou até mesmo de preocupação para alguns pais, isso porque, é comum nessa fase a criança sentir-se incomodada e o que fazer diante dessa situação?! É sobre essas dicas que vamos falar hoje, Confira!
Antes de ensinar algumas estratégias que ajudarão a amenizar o incômodo do bebê, vamos explicar quais são os sintomas que o surgimento dos primeiros dentes pode causar.
Geralmente os sinais variam de acordo com cada bebê, que pode apresentar: vermelhidões, coceiras, irritações no local do nascimento do dente, ou ainda irritabilidade, distúrbios gastrointestinais, febre e alterações na pele ao redor da boca. Todos esses indícios ocorrem devido a erupção dentária.
Existem ainda situações que o bebê pode apresentar causas sistêmicas, que vão desde a alteração de humor da criança, até distúrbios gastrointestinais que se dão pela inflamação gengival local.
Isso porque, a criança passa a levar mais objetos à boca que possam estar contaminados, assim ocasionando uma infecção gastrointestinal, manifestando diarréia e febre. Além da dor e dos desconfortos, os bebês também apresentam dificuldades para conciliar o sono e falta de apetite na hora de comer.
Quando começa a surgir os primeiros dentinhos do bebê?
Os primeiros dentes do bebê normalmente são os incisivos centrais superiores. Após dois meses mais tarde, podem sair os quatro incisivos superiores e assim por diante.
Normalmente, o incômodo começa a aparecer por volta dos 6 a 8 meses de idade, onde é provocado pelo rompimento da gengiva para o surgimento da primeira dentição. Nesse período, é natural que suas gengivas se inchem e se inflamem, causando muita dor e irritação e aquela criança alegre e risonha passa a chorar com muita frequência, a se alimentar bem menos e a apresentar uma febre baixa e persistente.
Nessa fase, é importante que os pais e cuidadores busquem maneiras de aliviar o desconforto. Veja algumas dicas a seguir!
Dicas para aliviar o desconforto causado pelo nascimento dos primeiros dentes do bebê
Medicamentos naturais e farmacêuticos
Existem alguns medicamentos naturais e farmacêuticos, capazes de aliviar o desconforto dos primeiros dentes que começaram a surgir na boca do bebê.
Dentre eles, podemos citar chás de camomila, calêndula e o uso de analgésicos, além de medicamentos de uso tópico, lembrando que esse último têm a indicação restrita e por isso deve ser avaliado pelos pais e a odontopediatra Vitória – ES antes, pois alguns podem apresentar risco grande de desenvolvimento de hipersensibilidade por conter anestésicos locais.
Uso de mordedores
Muitos pais acabam percebendo que a chupeta ajuda a minimizar o desconforto dos primeiros dentinhos do bebê, no entanto, o uso de mordedores resfriados em água gelada também é indicado, pois o frio promove melhor sensação de alívio por ajudar a diminuir os sintomas locais da inflamação.
Além do que, nesse período, os bebês sentem necessidade de morder mais, para ajudar a rasgar a gengiva, já que a coceira também pode fazer com que eles sintam vontade de ficar constantemente mordendo algo. Por isso, o ideal é comprar mordedores feitos especialmente para essa fase, disponíveis em diferentes cores e tamanhos.
Massagem na gengiva
Massagear a gengiva da criança com o dedo envolto em uma gaze com soro fisiológico gelado é outra forma de aliviar os incômodos causados por conta dos primeiros dentes do bebê. No lugar do soro fisiológico, é possível ainda utilizar um gel anestésico específico para crianças.
Dê atenção a higiene bucal nesse período
A partir do momento que começa a aparecer os primeiros dentes, é hora de começar a se preocupar com a higiene bucal do bebê, que deve ser redobrada.
A recomendação é utilizar dedeiras de silicone para higienizar as gengivas do bebê após a amamentação. Lembre-se que a higiene da boca do bebê deve ser feita desde os primeiros dias de vida, usando uma gaze umedecida para limpar a região.
Quando o bebê começar a comer, deve ser feita uma escovação suave com uma dedeira de silicone, caso perceber certo desconforto, é possível dispensar a dedeira e usar apenas a gaze umedecida e fervida, como nos primeiros dias. Após a erupção de mais dentes, opte por uma escova infantil que possua cerdas extra-macias e cabo antideslizante especialmente para ajudar no momento da escovação.