Saúde bucal 

Você é o tipo de pessoa que está sempre atenta a qualquer tipo de anormalidade que apareça na sua boca?

Muito provavelmente é possível que você já tenha se deparado com uma pequena bolha na parte interna da boca, que é conhecida como rânula lingual ou Mucocele.

Essa bolha é mais comum do que você pode imaginar, a rânula salivar trata-se de cistos que surgem na boca do paciente.

Por isso, neste blog iremos explicar o que é rânula lingual, como ela surge e qual o melhor tratamento, além de é claro falar sobre a odontopediatria em Linhares – ES, uma clínica especializada para cuidar da saúde bucal das crianças.

Rânula lingual

A rânula lingual é uma mucocele, ou seja, um cisto que surge na região abaixo da língua do paciente. A rânula salivar se forma devido a um rompimento do ducto da glândula da saliva.

Normalmente a rânula lingual surge por um aumento de saliva na região que faz com que nasça uma bolha dolorida no local, mas ela também pode surgir por conta de um trauma ocasionado na área bucal, como pancadas ou pelo hábito de morder a boca, mas também pode ter origem por infeção ou obstrução das glândulas salivares.

A rânula lingual causa muito desconforto, pois ela atrapalha e prejudica o paciente a realizar ações simples como mastigar e se comunicar.

Essa lesão surge embaixo da língua em forma de uma bolha que é recoberta por uma camada tênue de mucosa, e possui líquido no seu interior.

Não existe uma forma de prevenir 100% as chances de o paciente desenvolver rânula lingual, pois alguns canais que transportam salivas podem se romper espontaneamente, ou seja, a rânula salivar pode romper com facilidade.

Existe alguns cuidados que podem ajudar a evitar o surgimento das bolhas, a prevenção é realizada através da eliminação de maus hábitos como deixar de morder a região da boca e mastigar os alimentos devagar.

É muito importante saber que a rânula lingual é uma lesão benigna, ou seja, não se trata de um câncer.

Características da rânula lingual 

As principais características do cisto que se encontra na parte inferior da língua são as seguintes:

Aumento do acumulo de saliva, isso ocorre devido a ruptura ou dilatação dos condutos da glândula sublingual;

A rânula salivar tem uma forma de bolha e uma coloração levemente azulada e uma consistência amolecida;

Tamanho elevado do cisto que eleva a língua.

Frequentemente é detectada em crianças e adultos jovens.

As lesões da rânula lingual podem se romper e liberar o conteúdo mucoso;

Normalmente, não causa dor ao paciente.

Como tratar a rânula lingual?

A prevenção da rânula lingual é realizada por meio da eliminação de maus hábitos.

Como mencionado anteriormente é muito importante que os pacientes deixem de morder os lábios, isso ajuda a evitar com que haja o desenvolvimento da rânula salivar.

Outro importante hábito que deve ser observado para prevenir a rânula lingual é buscar mastigar a comida devagar.

Caso o cisto já esteja inserido na parte inferior da língua, a única maneira de realizar o tratamento é através da remoção do mesmo, ou seja, é muito importante procurar pela odontopediatria Linhares – ES para realizar o diagnóstico preciso da doença e assim tratar através da remoção, que é a realização de uma pequena cirurgia.

O diagnóstico da rânula lingual é feito a partir das características clínicas, e os dentistas buscam por um diagnóstico final com um exame histopatológico e um exame de imagem

A cirurgia da rânula lingual é simples de ser realizada, e ocorre pela forma da marsupialização, que é uma técnica que abre um espaço entre a rânula salivar e a cavidade bucal para que assim ocorra o esvaziamento do cisto.

O pós operatório dessa doença também é muito simples, o paciente pode retomar as suas atividades normalmente em pouco tempo. É necessário apenas que o paciente fique de repouso sem fazer muito esforço físico por cerda de dois dias.

É muito importante lembrar quem teve rânula lingual deve realizar um acompanhamento com a odontopediatria em Linhares – ES, em torno de seis meses, para evitar qualquer complicação futura.

Não é comum que a rânula salivar retorne, isso ocorre apenas se a remoção do cisto tenha sido realizada de maneira incompleta.

Odontopediatria em Linhares – ES

A odontopediatria em Linhares – ES, é uma clínica de especialidades pediátricas focada na medicina preventiva de crianças, o seu objetivo é atuar na orientação de hábitos saudáveis, para evitar com que as crianças desenvolvam sérios problemas bucais.

Durante a fase infantil, é muito importante os pais acompanharem o processo da higienização bucal dos pequenos, para assim verificar se eles sofrem com algum desconforto ou dor na boca.

É muito importante que se realize consultas periódicas ao dentista para que ele acompanhe saúde bucal da criança, por isso opte pela melhor clínica de odontopediatria em Linhares – ES, escolha a Primeiro Sorriso e transforme o sorriso dos pequenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *