Síndrome de respiração bucal infantil
A respiração bucal pode ocorrer por obstrução ou hábito, e por mais inofensivo que pareça este costume pode gerar sérios problemas de saúde. É muito importante que o ato de respirar seja realizado pelo nariz, mas algumas crianças respiram pela boca e isso é conhecido como síndrome da respiração oral.
As crianças que desenvolvem respiração bucal, estão mais sujeitas a infecções das vias aéreas superiores, pois o ar passa a entrar pela boca e não pelo nariz, a consequência é que os ossos da face vão sofrendo alterações, os dentes acabam entortando, além de ocasionar um atraso no crescimento e desenvolvimento da criança.
Para tratar desse desconforto é preciso procurar por ajuda de uma odontopediatra que irá resolver os problemas. A clínica de especialidades pediátricas em Vitória – ES e em Linhares – ES,trata dos pacientes que desenvolvem a respiração bucal que é inadequada e recomenda que os pais fiquem atentos a esse tipo de problema.
Sintomas da síndrome da respiração oral
Muitos pais não suspeitam que seus filhos podem sofrer de respiração bucal, por isso é indicado para que eles fiquem atentos aos mínimos sinais, pois o ideal é que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível.
Os sintomas mais visíveis de quem sofre com respiração bucal é a dificuldade de manter a boca fechada, ronco, sono agitado, hábito de babar e tosse, além desses é muito comum que as crianças que sofrem com a síndrome da respiração oral tenham problemas para se alimentar, por que não conseguem mastigar corretamente e a consequência gerada por esta doença é que os pequenos ficam irritados e com sonolência, além de baixo rendimento na escola.
As crianças que respiram pela boca por muito tempo podem apresentar algumas alterações, tais como:
- Projeção dos dentes para frente
- Problemas de mastigação
- Problemas na fala
- Mordida aberta ou cruzada
- Céu da boca fica mais alto e estreito
- Rosto alongado
- Problemas respiratórios como bronquite e rinite
- Lábios entreabertos e ressecados
Um dos principais problemas que a respiração bucal ocasiona é o crescimento facial que é desenvolvido principalmente nas crianças, pois elas ainda estão crescendo e é possível que o ato de respirar pela boa mude o formato do rosto e de sua aparência.
Quem sofre com a síndrome da respiração oral não irá apresentar todos os sintomas de uma só vez. A criança também pode sofrer com problemas odontológico anormal, onde os ossos da face ficam menos definidos e o rosto se alonga, por isso é preciso manter uma qualidade de vida e buscar frequentar um dentista para que ele averigue os sintomas.
Principais causas e prevenção da respiração bucal
A respiração bucal é ocasionada por um hábito, mas normalmente ela se desenvolve por obstrução nasal, desvio de septo, alergias, sinusite, má formação do nariz, renite, amíngdalas ou adenóides aumentadas. Esses sintomas dificultam e muito para uma pessoa respirar pelo nariz, por isso a respiração bucal traz tantos problemas de saúde.
A prevenção da síndrome da respiração oral busca prevenir que o problema se instale, por isto para prevenir a instalação da respiração bucal é preciso corrigir as sequelas deixadas, e busque estimular a criança a respirar pelo nariz e o oriente sobre os problemas ocasionados por respirar de forma incorreta.
Tratamento
O tratamento para a respiração bucal é muito benéfico para as crianças, por isso é preciso que o diagnostico seja feito o quanto antes para que os profissionais da clínica de especialidades pediátricas em Vitória – ES, identifiquem o problema e busque uma solução rápida.
Em alguns casos é preciso que se opere a adenóide, em outros é preciso buscar uma solução com dentista que irá recomendar o uso do aparelho ortodôntico que irá auxiliar no tratamento.
É importantíssimo que a criança reaprenda a respirar de forma correta, e para isso é preciso fazer avaliações com fonoaudiólogo, ottorino e dentista para que o crescimento e desenvolvimento não seja interrompido.
Por isso fique atento e busque visitar regularmente o dentista, pois algumas doenças como a respiração bucal possuem sintomas silenciosos e somente o diagnóstico precoce pode ajudar a resolver.
Busque por profissionais qualificados que cuidaram da saúde bucal do seu pequeno. Os cuidados básicos de higienização são valiosos para uma boca mais saudável.
Clínica de especialidades pediátricas em Vitória e Linhares – ES
A clínica Primeiro Sorriso Pediatria Integrada é especializada em odontopediatria, neuropsicologia, nutrição materno, atendimento odontológico a pacientes especiais, ortodontia, psicologia infantil e psicoterapia infantil, ela está situada em Vitória e Linhares, no Espírito Santo.
O objetivo da clínica de especialidades pediátricas em Linhares – ES, é promover a saúde infantil e infantojuvenil, buscando tratar dos mais diversos casos e garantir que você saia satisfeito com o atendimento da nossa equipe que é inteiramente compromissada.