Como a saúde bucal na gestação pode afetar o bebê
A saúde do bebê já começa a ser desenvolvida dentro da barriga da mãe, por isso é tão importante fazer o pré-natal e estar atenta a todos os sinais de saúde, inclusive a saúde bucal na gestação.
Fazer a higienização correta e visitar periodicamente o dentista são fatores que vão interferir para que o bebê se desenvolva mais saudável dentro da barriga da mãe, por conta disso é importante estar atento a saúde bucal na gestação.
É normal que durante a gravidez a mulher tenha algumas complicações bucais, isso porque acontecem diversas alterações hormonais que afetam a dilatação dos vasos sanguíneos e as deixam mais vulneráveis a ter inflamações, como a gengivite, por exemplo.
Porém esse não é o único problema que as alterações hormonais podem trazer a saúde bucal na gestação, a diminuição do fluxo de saliva e do seu efeito protetor aumenta a acidez da boca, fazendo assim com que os dentes sofram uma desmineralização e possível formação de cáries.
O grande problema ligado a aparição de cáries durante a gestação é que essas bactérias podem passar pelo canal do dente, assim chegando a corrente sanguínea da mãe e podendo chegar até o bebê. Esses problemas ligados à saúde bucal em gestantes podem afetar diretamente o feto, e muitas vezes está ligado ao nascimento prematuro do mesmo.
Ou seja, há estudos que mostram que mães que possuem problemas na saúde bucal na gestação estão mais propensas que o bebê nasça antes do tempo ou fora do peso ideal.
A maneira mais fácil e eficaz de prevenir para que nenhum desses problemas ocorram é fazendo o pré-natal odontológico em Vitória – ES, assim acompanhando de perto tudo ligado à saúde bucal na gestação e evitando o surgimento de complicações nesse período.
Como garantir uma boa saúde bucal em gestantes?
Para garantir uma boa saúde bucal em gestantes, alguns cuidados são necessários, como uma higienização adequada, o uso diário de fio dental, manter uma alimentação equilibrada e realizar visitas periódicas ao dentista.
Alguns cuidados relacionados à saúde bucal na gestação podem ser feitos de casa pela mãe, como por exemplo, manter a higiene bucal em dia, que é um dos principais cuidados para que não ocorram complicações nessa fase.
Além de escovar bem os dentes pelo menos 3 vezes ao dia é necessário escolher o creme dental ideal é utilizar o fio dental diariamente para remover os restos de alimentos que ficam entre os dentes, pois esses podem causar placas bacterianas que são muito prejudiciais à saúde do bebê.
Outro cuidado que pode ser feito em casa e que além de ajudar na saúde bucal em gestantes ajuda também na saúde como um todo é a ingestão de alimentos mais saudáveis, esses são responsáveis por manter a mãe no peso ideal e prevenir doenças como hipertensão e diabetes e ajudar na saúde da boca.
Durante a gestação é comum que a mãe enjoe e ocorra vômitos, a higienização da boca após esses momentos também é importante para manter uma boa saúde bucal em gestantes.
O fluxo ácido vindo do vômito pode afetar os dentes danificando-os, além disso, é ideal que após a ocorrência a gestante lave bem a boca com água e enxaguante bucal e se possível escove bem os dentes com pasta dental sem sabor, para assim evitar novos enjoos.
O que esperar do pré-natal odontológico em Vitória – ES?
Na consulta de pré-natal realizada como dentista é importante informar que está grávida, assim então será direcionada para o tratamento adequado a essa fase.
É recomendado que a consulta com o dentista aconteça durante o quarto ou sexto mês de gestação, pois nos primeiros meses é quando acontece o desenvolvimento mais importante do bebê, assim não podendo ser interferido com nenhum medicamento ou tratamento.
Em casos em que são necessárias radiografias, anestésicos dentais, medicamentos ou antibióticos, o dentista irá dar preferência, se possível, para iniciar o tratamento após os 3 primeiros meses, assim prezando pela saúde bucal na gestação, mas também pela saúde do bebê.
Em relação ao final da gravidez, a mulher pode se sentir muito desconfortável de sentar na cadeira do dentista, por conta do volume da barriga e incômodo na região das costas, por isso para a melhor saúde bucal em gestantes é indicado a visita ao dentista no meio da gravidez.
Já em casos onde é necessária uma visita emergencial ao dentista, informe imediatamente que você se encontra grávida, para que seja atendida de acordo com os cuidados necessários. É necessário informar sobre medicamentos que está tomando e sobre abortos anteriores, assim o dentista poderá entrar em contato com o médico que acompanha a gravidez para iniciar o tratamento adequado.
Logo, como visto a saúde bucal na gestação influencia muito na saúde do bebê, por isso estar muito atenta e realizar todos os cuidados necessários é de extrema importância.