Saúde do bebê: Doenças mais comuns no primeiro ano de vida
Alguns contratempos acontecem quando falamos de saúde do bebê. Abordaremos aqui as principais doenças infantis que podem acometer seu bebê.
O primeiro ano de vida é sempre cheio de descoberta tanto para os pais quanto para o bebê; as primeiras palavras, os primeiros passos, as gracinhas, etc, mas devemos estar atentos também pois nesta fase a imunidade do bebê ainda é frágil, por ainda não ter tomado todas as vacinas e por estar conhecendo o mundo como nós o conhecemos.
Principalmente se o bebê passa o dia no berçário, estejamos atentos aos seguintes problemas que podem acontecer. E lembre-se, esteja sempre em dia com as consultas ao pediatra.
Icterícia fisiológica
Comum em recém-nascidos, está ligada a cor amarelada dos olhos, por causa do excesso de bilirrubina no sangue. Procure um pediatra caso isso aconteça para que este avalie a situação. Geralmente se resolve dentro de uma semana.
Resfriados comuns
Após a volta da mãe ao trabalho, é mais comum que os bebês se resfriem. Fique alerta para o aparecimento de febre e outros sintomas que possam indicar algo grave. Procure um pediatra caso isso aconteça.
Bronquiolite
É uma infecção viral que pode acometer entre zero e dois anos de idade. Por ser confundida por gripe, pede-se atenção se há chiado no peito, que acontece devido a broncos espasmos. Respiração ofegante, nariz congestionado, tosse, febre e vômito também são sintomas desta doença.
O diagnóstico é feito por um médico através de raio x do tórax. O tratamento pode ser feito em casa com inalações e anticongestionantes que soltam o muco das vias respiratórias aliviando a respiração. Não medique seu filho sem indicação de um pediatra.
Infecção urinária
É comum em bebês e até crianças. Esteja atento a quantidade de água que a criança bebe e a febre sem outra causa. Dor também é comum.
A frequência com que é trocada a fralda ajuda a prevenir este problema, portanto fique atento a isso e troque imediatamente se o bebê tiver defecado, já que este é um dos principais motivos para a entrada de bactérias no trato urinário. A alimentação balanceada e saudável é uma das principais formas de prevenção. O diagnóstico é feito através da coleta da urina e a medicação deve vir sob orientação médica.
Bronquite
Ou bebê chiador, pode acontecer devido a uma gripe ou asma brônquica, que desencadeia um processo alérgico. Falta de ar, chiado no peito, tosse acompanhada de muco e febre são alguns dos principais sintomas.
Ir ao pediatra é sempre a resposta caso o bebê demonstre alguma alteração, aqui é vital para a identificação da bronquite e tratamento médico, que pode ser feito em casa com inalação, repouso, reidratação da criança e remédios prescritos pelo médico pediatra.
Otite
Infecção no ouvido quando a criança está gripada e com congestão nasal. Pode apresentar febre alta. O diagnóstico é feito por um pediatra e o tratamento é feito com antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos.
Pneumonia
Infecção grave dos pulmões causada por bactérias ou vírus. Para diferenciar uma gripe forte de pneumonia, devemos estar atentos a tosse acompanhada de dor e febre prolongada. O diagnóstico é feito por um médico e o tratamento é feito com antibióticos e inalações para ajudar o pulmão a se recuperar.
Infecções respiratórias das vias aéreas superiores
Laringites ou faringites. Aqui a criança tem a gripe associada a febre e coriza (nariz entupido ou escorrendo). O diagnóstico é feito por um médico e o tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios.
Varicela
Mais conhecida como catapora, causada pelo vírus herpes zoster. O contágio se dá pela saliva, espirro ou tosse, ou quando a criança tem contato com alguém doente. O tratamento é feito com antitérmicos e antialérgicos para aliviar a coceira. Visite o pediatra se a criança apresenta sintomas desta doença.
Diarreia
Acontece por transmissão de vírus. É comum em bebês que passam o dia em berçários. A criança fica fraca, defeca mais de quatro vezes em um dia e pode ficar desidratada.
Dermatite atópica
Doença crônica de pele onde aparecem erupções que coçam e formam crostas. Pode vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.
Tosse alérgica
Tosse seca e persistente toda vez que o bebê tem contato com algo que lhe dê alergia.
Clínica de especialidades pediátricas no ES
Ficou com alguma dúvida ou acha que seu bebê pode estar com algum problema? Entre em contato conosco e agende uma consulta! Siga nosso blog para mais informações.