A Importância Do Atendimento e Tratamento Odontológico Em Pacientes Autistas

A realização do tratamento odontológico para pacientes especiais pediátricos deve oferecer melhor qualidade de vida e promover a saúde bucal aos portadores de deficiência, pois como sabemos, a saúde bucal é um fator determinante para a qualidade de vida das pessoas, e quando trata-se de pacientes odontopediátricos com TEA os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados, uma vez que eles são mais sensíveis e muitas vezes uma dor de dente pode ser perturbadora.

A higiene bucal pode ser prejudicada em pacientes com TEA porque principalmente as crianças autistas são levadas ao consultório tardiamente, apresentando problemas bucais já instalados, como cárie, doença periodontal, má oclusão e bruxismo. Além disso, os pacientes não costumam colaborar com a escovação dentária em casa, e por isso é muito comum se deparar com portadores do transtorno do espectro autista com uma dieta rica em açúcares, que pode impactar negativamente na sua saúde bucal.

Diante dessa situação, a importância do tratamento odontológico para pacientes odontopediátricos com TEA, deve contar com um consultório odontológico em Vitória e Linhares – ES, como a Clínica Primeiro Sorriso para realizar o atendimento com uma equipe de profissionais experientes e capacitados da área da odontopediatria, a fim de orientar os pais e as crianças sobre a necessidade de adotar bons hábitos de higiene bucal, além de realizar os procedimentos e tratamentos adequados.

Entenda Melhor o Transtorno do Espectro Autista (TEA) 

Transtorno do espectro autista ou TEA é o  termo usado para referir-se a pacientes que possuem certas dificuldades e desafios em desenvolver habilidades sociais e comunicativas, além de apresentarem comportamentos repetitivos e outras diferenças individuais.

O transtorno do espectro autista basicamente é definido como uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento motor e psiconeurológico da criança, e devido a isso é comum que os autistas apresentam uma seletividade em sua alimentação, dando preferência à alimentos açucarados, além de serem sensíveis a estímulos externos, como barulhos e comportamentos inesperados, dificultando o atendimento e tratamento odontológico. 

O paciente autista necessita do atendimento de uma equipe multidisciplinar de odontopediatria para atender a todas as suas necessidades após dado o diagnóstico. Pois a falta de um cirurgião-dentista especializado no tratamento odontológico para pacientes especiais, na maioria das vezes, resulta em uma saúde bucal precária. Dessa forma, é essencial contar com um tratamento odontológico que seja mais cauteloso a fim de prevenir a evolução destes distúrbios.

Quer saber mais sobre as práticas realizadas no tratamento odontológico com pacientes com TEA e a abordagem que deve ser realizada dentro da odontopediatria? Continue a leitura e veja como o consultório odontológico em Vitória e Linhares – ES promove a saúde bucal aos portadores de deficiência.

Abordagem do Paciente com TEA na Clínica Odontopediátrica Primeiro Sorriso

O atendimento e tratamento odontológico do paciente no espectro autista deve ter grande foco em cuidados preventivos e educação sobre a saúde e higienização bucal. Existem inúmeros aspectos que devem ser considerados ao atender o paciente TEA, e cada atendimento varia de acordo com o caso individual do paciente, mas algumas práticas podem ser empregadas para facilitar e tornar o atendimento de odontopediatria mais eficiente.

Questões como o ambiente, a comunicação com o paciente, conhecimento do profissional sobre o autismo e as técnicas e o tipo de procedimento a ser executado que devem ser empregadas para oferecer um tratamento odontológico de qualidade.

Ambiente odontológico

O consultório odontológico ideal para atendimento do paciente com TEA precisa ser um ambiente confortável e que transmita tranquilidade. Por isso, o consultório odontológico em Vitória e Linhares – ES, Primeiro Sorriso pensou em cada detalhe  para ser um ambiente familiar, a fim de atender a cada família e a cada criança com a devida atenção, carinho e dedicação que merecem. 

Esses princípios nos permitem proporcionar aos pequenos um atendimento e tratamento odontológico individualizado em um ambiente lúdico, acolhedor e confortável.

Comunicação e vínculo com o paciente

Outro ponto que é extremamente importante para oferecer um tratamento odontológico focado e de qualidade ao paciente com TEA é a criação de um vínculo de confiança entre o profissional e o paciente, pois esse fator contribui para que a criança se sinta mais segura durante os procedimentos. 

O dentista deve construir uma relação baseada em confiança e dedicação, buscando se comunicar ao longo das consultas para que  o indivíduo se torne mais cooperativo durante o tratamento odontológico.

Manejo durante atendimento

Como mencionamos, as crianças com transtorno do espectro autista possuem certas dificuldades em se socializarem e é comum recusarem o tratamento odontológico. Por isso, é comum fazer o uso de manejos durante o atendimento como sedação consciente.

uso da sedação com óxido nitroso só é feito na odontopediatria após a análise das características comportamentais do paciente para definir quais técnicas são mais indicadas, já que alguns possuem sensibilidade extrema aos estímulos externos, como barulhos diferentes, sons fortes e comportamentos inesperados.

Entenda o uso da sedação consciente

O uso do óxido nitroso na odontopediatria, muitas vezes, se faz necessária devido a dificuldade de tratar o problema bucal do paciente.

A sedação consciente com óxido nitroso se torna uma excelente opção e um grande diferencial do consultório odontológico em Vitória e Linhares – ES, Primeiro Sorriso, pois é um procedimento realizado de maneira rápida e segura, e, é claro, sem dor que não deixa efeitos colaterais.

Objetivos da sedação inalatória com óxido nitroso

Clínica Primeiro Sorriso | Atendimento e Tratamento Odontológico Para Pacientes Especiais Pediátricos

O nosso consultório odontológico em Vitória e Linhares – ES, atende bebês, crianças e adolescentes. Oferecemos um atendimento de odontopediatria que vai desde as primeiras orientações sobre a higiene bucal dos bebês até o tratamento odontológico mais complexo em idade mais avançada. 

Contamos com profissionais amplamente capacitados para prevenir,  e tratar doenças ocasionadas conforme o desenvolvimento da criança a fim de garantir um atendimento odontológico infantil diferenciado que seja mais prazeroso, ágil, e livre de traumas principalmente para as crianças com TEA.

A nossa clínica odontológica infantil conta com um espaço inovador e totalmente adaptado para atender, também, pacientes odontológicos especiais. Acesse nosso site e veja mais sobre os nossos tratamentos!

Agende uma consulta com nossos especialistas pelo telefone: (27)3020 5010 ou se preferir pelo WhatsApp (27) 99909 -5010!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *