Odontologia para pacientes com necessidades especiais
Muitos são os problemas bucais das pessoas, mas você já parou para pensar que os pacientes com necessidades especiais tendem a ter uma piora dessa situação?
Geralmente, quando os familiares recebem o diagnóstico de que seu filho(a) possui algum tipo de deficiência, eles são orientados a buscar um tratamento mais intensivo, que vise estimular o seu desenvolvimento social e cognitivo.
Quando o assunto é saúde bucal, os cuidados não devem ser menores, mas, ainda hoje, existem muitos casos de portadores de deficiência que não realizam um tratamento adequado. Além disso, é muito comum se deparar com pacientes que apresentam uma dieta rica em açúcares, o que pode impactar negativamente na higiene oral e levá-lo a ter uma condição bucal precária.
O agravamento com a saúde bucal se dá pois muitas pessoas com necessidades especiais deixam de lado certos hábitos de higienização essenciais para ter um sorriso saudável. Em suma, a falta de higienização adequada em portadores de necessidades especiais ocasiona a evolução de vários problemas, como cárie dentária, gengivite e doença periodontal.
A deficiência em determinados casos pode dificultar a realização do tratamento odontológico, por isso, há a importância de encontrar um consultório odontológico no ES, como a Clínica Primeiro Sorriso, para fazer um diagnóstico criterioso.
O que é periodontia?
A doença mais comum em pacientes com necessidades especiais é a periodontia. Tal situação decorre de um estágio avançado da gengivite, que afeta os tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação aos dentes. Nesse sentido, o tratamento periodontal visa oferecer os cuidados devidos de prevenção e de diagnóstico para que o paciente não perca o(s) seu(s) dente(s).
Quais são os sintomas das doenças periodontais?
Os pacientes que sofrem com doenças periodontais apresentam alguns sintomas que podem se agravar conforme o grau do quadro. A gengivite, normalmente, apresenta:
- sangramento gengival;
- inchaço na gengiva;
- alteração de tonalidade do tecido;
- gosto ruim na boca;
- mau hálito.
Já a periodontite apresenta todos esses sintomas, porém, de uma maneira mais intensa. Por isso, o paciente fica com a impressão de ter os dentes mais longos, ou de ter ocorrido o descolamento da gengiva, além de apresentar uma maior sensibilidade dentária.
Tratamento periodontal
O tratamento periodontal se dá por meio de várias técnicas, utilizadas conforme a necessidade de cada caso. Normalmente, o tratamento inicial ocorre por meio da raspagem dos dentes a fim de retirar todo o tártaro visível e as placas bacterianas.
A retirada do tártaro é fundamental para ter um bom tratamento periodontal, pois o acúmulo de resíduos propicia o desenvolvimento de bactérias e, consequentemente, o aumento de infecções e inflamações.
O tratamento periodontal também é essencial para que haja a raspagem subgengival, pois, em determinados casos, pode haver o acúmulo de resíduos abaixo da gengiva. Outra maneira de se realizar o tratamento periodontal é utilizar medicamentos ou produtos bucais indicados pelo cirurgião-dentista.
Cuidados para realizar o tratamento periodontal em pacientes com necessidades especiais
Como em qualquer outra área, existe uma especialidade em odontologia para cuidar de pacientes com necessidades especiais. Com isso, as técnicas são desenvolvidas e aplicadas por profissionais qualificados, que buscam realizar suas ações com eficácia e eficiência para controlar os problemas de saúde bucal.
A Primeiro Sorriso, consultório odontológico no ES, utiliza-se de vários cuidados para melhor atender aos seus pacientes com necessidades especiais. Os cuidados englobam, inclusive, a relação com os responsáveis, para orientá-los adequadamente quanto à forma correta de se fazer a higiene bucal após as refeições.
Outra forma de expressar os cuidados para o tratamento periodontal é demonstrar como utilizar os adaptadores no cabo das escovas ou, até mesmo, abridores de boca para facilitar o uso pelo paciente que sofre com alguma dificuldade de coordenação motora, por exemplo.
O dentista também pode desenvolver um prontuário que mencione todos os cuidados necessários, como o uso de medicamentos que o paciente realiza e qual é a melhor forma de sedativo para cada caso.
Tratamento periodontal com sedação óxido nitroso
A Clínica Primeiro Sorriso, consultório odontológico no ES, oferece a técnica de sedação com óxido nitroso para que o paciente consiga ser submetido a qualquer tratamento dentário, de maneira que se reduz a sensação de medo durante a consulta.
A sedação consciente com óxido nitroso é uma técnica que a Clínica Primeiro Sorriso utiliza para que os pacientes com necessidades especiais sintam-se mais seguros e tranquilos após inalar essa mistura de gases. Assim, é possível realizar o tratamento periodontal tranquilamente e efetuar todas as etapas.
Não perca tempo e agende, no consultório odontológico no ES, a sua primeira consulta. Os nossos profissionais saberão te informar sobre as melhores técnicas para o melhor tratamento periodontal e para a sedação apropriada.