O que é a ulectomia a laser?
A ulectomia a laser é uma técnica cirúrgica que consiste na remoção de formações anormais do tecido mucogengival sobre dentes não completamente erupcionados.
Esse tipo de tratamento odontológico infantil deve ser feito quando a criança apresenta uma gengiva muito espessa, e isso acaba impedindo o dente de romper. Nesses casos, é preciso que o dentista intervenha com a ulectomia a laser.
Além de retardo na erupção dentária, a ulectomia a laser é indicada também na prevenção da pericoronarite muito comum em região de dente siso (terceiro molar), que no caso é um processo inflamatório em um dente que está parcialmente coberto pela gengiva.
Também se recomenda a ulectomia a laser no caso de cistos de erupção (hematomas de erupção), que se trata de um acúmulo de líquidos na região que acabam por gerar dor e desconforto. Assim, ocorre uma drenagem, permitindo o dente de romper.
A ulectomia a laser, portanto, consiste numa cirurgia feita a laser, que remove formações anormais do tecido mucogengival. Quando os dentes não estão completamente erupcionados, ou seja, quando não consegue se irromper totalmente (ainda está dentro do osso), por causa da gengiva mais grossa.
As causas podem ser ainda uma inflamação por acúmulo de resíduos alimentares, por causa da má higienização ou trauma da criança de morder em cima. Isso acontece quando os molares e incisivos estão em estágio de erupção, sendo necessário intervir com a ulectomia a laser.
Como é feita a ulectomia a laser?
Existem algumas etapas do tratamento de ulectomia a laser feito em uma clínica de odontopediatria no ES.
Primeiramente, o dentista irá fazer exames para identificar exatamente a causa do problema e partir para o melhor tratamento odontológico infantil, fazendo uso inclusive de radiografias odontológicas.
Como em qualquer tipo de cirurgia, é preciso verificar se o paciente possui alguma contraindicação para a cirurgia, se existe alguma inflamação ou algum outro quadro clínico que impeça que a ulectomia a laser seja feita.
Chegado o momento do procedimento, é feita uma limpeza bucal e aplicada uma anestesia local.
Com auxílio do bisturi a laser, é feita a remoção do tecido da mucosa gengival, e exposição do dente. Depois disso, o dentista irriga o local com soro fisiológico, fazendo o tamponamento com gaze e medicação analgésica.
Na ulectomia a laser, não é necessário pontos (sutura), já que o objetivo é justamente deixar a gengiva aberta para a erupção dos dentes. O paciente precisa retornar para que a odontopediatra analise a evolução do quadro do paciente.
Como toda cirurgia é preciso que se tenha cuidados pós-cirúrgicos. A higiene bucal é imprescindível, sendo feita com auxílio de escovas de cerda macia e fio dental, normalmente, sempre com mais cuidado na região em que foi feita a ulectomia a laser.
O dentista pode recomendar medicamentos analgésicos para usar nos dias depois da cirurgia.
Qual a diferença da ulectomia a laser e da ulotomia?
Além da ulectomia a laser, outro tratamento odontológico infantil é a ulotomia.
A ulotomia é um tratamento um pouco mais simples, consistindo apenas em uma incisão na gengiva, liberando espaço para o dente permanente nascer. Quando a gengiva que cobre o dente não é rompida naturalmente para o nascimento do dente, se faz a ulotomia.
Nesse caso, é feito apenas um corte na gengiva para que o dente permanente cresça. No caso da ulectomia a laser, são extraídas partes do tecido gengival.
Não é um procedimento muito usado, por ser considerado ineficaz muitas vezes. A cicatrização do tecido gengival é bem rápida, ou seja, geralmente ocorre antes mesmo do dente conseguir irromper o tecido.
Se isso acontecer, o dentista precisa ou refazer o procedimento ou recorrer a ulectomia a laser, que pode ser a alternativa mais eficaz.
O dentista em uma clínica de odontopediatria no ES irá analisar cada caso e indicar o melhor tratamento odontológico infantil.
Importância de fazer o tratamento odontológico infantil
Como todo tratamento odontológico infantil, a ulectomia a laser é importante tanto para ajudar o dente a crescer quanto para prevenir outros problemas que podem ser consequência da falta dessa correção.
Por exemplo, se a ulectomia a laser não for realizada, o dente não conseguirá fazer a erupção, gerando curvamento do ápice da raiz ou fechamento do espaço pela inclinação dos outros dentes. Dessa forma, pode ser necessário um tratamento ortodôntico. Também pode causar má oclusão dental, que é quando os dentes não fecham corretamente.
No futuro, isso também pode ser um problema, por exemplo, prejudicando tratamento de canal ou extração dental.
Ou seja, fazer um tratamento odontológico infantil é extremamente necessário para manter a saúde bucal da criança e evitar problemas que possam prejudicar a vida, além de evitar procedimentos mais complicados e demorados para correção no futuro.
A Primeiro Sorriso é uma clínica de odontopediatria no ES onde é possível fazer a ulectomia a laser e outros tipos de tratamento odontológico infantil com uma equipe especialista e comprometida.