A virose é um tipo de doença que não apresenta um sintoma em específico e por isso costuma ser complicado o diagnóstico do que poderia ter a provocado, porém o que os médicos afirmam é que esse tipo de patologia é desenvolvido por meio de vírus e bactérias que podem ser transmitidas através da saliva, alimentos, uso de objetos diversos e assim por diante.
Geralmente a virose ganha uma proporção maior durante o verão que é uma estação cujo corpo fica mais suscetível as doenças provocadas por vírus e bactérias. Com isso, quando a imunidade e anticorpos da pessoa se encontram baixos existe um grande risco de ela ser contaminada por esses micro-organismos provocando as mais diferentes reações no corpo.
A febre, vômito, diarreia, dores pelo corpo e mal-estar, por exemplo, são alguns dos sintomas de virose que a maioria das pessoas apresentam e que precisam de cuidados assim como da observação de médicos para ser tratados e não se tornarem um quadro mais grave. Saiba mais no texto quais os tipos de virose e como preveni-las durante o verão.
Entenda o que é a virose e como ela é causada
Ao contrário do que algumas pessoas pensam a virose não é uma patologia que se define como uma doença única. No caso, ela pode ser causada e manifestada de diferentes formas por isso é necessário procurar ajuda médica ao notar sintomas que poderiam caracterizá-la.
Causada por vírus e bactérias as pessoas conhecem a virose como uma patologia sem muitos estudos em relação as suas causas ou que a princípio não possui uma etiologia bem definida, porém os sintomas acabam sendo os mesmos facilitando o diagnóstico médico.
Tecnicamente as mais populares são as que provocam estados gripais (também chamadas de respiratórias) e mal-estar gastrointestinal, sendo esse uma das viroses mais comuns durante o verão já que nessa estação os alimentos perecem mais rápido e o contato com água contaminada em piscinas, rios, mar e dentre outros acabam aumentando.
Os principais tipos de Viroses
Como dito acima os dois principais tipos de viroses são as gastrointestinais e as respiratórias que a princípio podem acontecer em diferentes estações do ano, porém as gastros ocorrem com mais frequência durante o verão e as respiratórias nas estações mais frias como outono e inverno pelo fato das temperaturas oscilarem rápido prejudicando a imunidade das pessoas.
As viroses de tipo gastrointestinais são aquelas que afetam o sistema digestivo. Elas podem ser divididas em tipos como as rotavírus e norovírus, que são as mais comuns.
A rotavírus é uma virose que pode afetar qualquer pessoa, porém é mais prevalente em crianças com menos de cinco anos e se caracteriza como um tipo causador de doenças diarreicas agudas. Além disso, é caracterizada como uma virose fácil de ser transmitida.
Já a norovírus é prevalente em qualquer idade e acaba causando surtos de gastroenterite. Ao contrário da rotavírus a sua transmissão não ocorre facilmente por meio de saliva ou contato com pessoas infectadas, mas sim por alimentos ou bebidas contaminadas pelos vírus. Com isso, é natural que esse tipo de virose provoque uma espécie de infecção alimentar.
Além das viroses gastrointestinais existem as respiratórias que acabam sendo mais frequentes durante o outono e inverno, porém nada impede de que uma pessoa seja diagnosticada com esse tipo de virose durante a primavera ou verão, pois é possível contrair o vírus de diferentes locais, que aliás é o vírus da gripe que pode causar diversos tipos de doenças.
Como evitar a virose?
Ao longo do ano é importante entender como se prevenir virose para evitar os sintomas que provocam desde mal-estar até mesmo dores no corpo, vômito, diarreia e dentre outros. No entanto, mesmo tendo cuidados a fim de evitá-las existe o risco de qualquer pessoa contrair um determinado vírus ou bactéria pelo ar, saliva e assim por diante. De qualquer forma é indispensável manter-se atento a algumas atitudes, como por exemplo:
- Atenção aos locais que se alimenta e ingere líquidos, quanto mais higiênico menores serão os riscos de um vírus ou bactéria ser transmitido pelo alimento ou bebida;
- Ao ingerir comidas e bebidas certifique-se de realizar a sua higiene pessoal. Lave bem as mãos e não se alimente em locais aparentemente sujos;
- Evita alimentos que perecem rápido e que, portanto, podem provocar reações adversas ao seu intestino. No verão, por exemplo, evite alimentos muito gordurosos e afins;
- Atenção aos locais fechados. Procure ficar em locais que tenham algum tipo de ventilação mantendo-se perto de portas e janelas para evitar o contágio com vírus;
- Para evitar virose do tipo respiratório pode ser interessante tomar vacinas contra os vírus causadores, basta se atentar as campanhas que ocorrem ao longo do ano;
Se manter atento as maneiras de prevenir a virose é a melhor forma para se manter protegido dos vírus e bactérias que circulam no ar, entre as pessoas e inclusive em alimentos e bebidas. Evitar certos tipos de alimentos e na dúvida procurar a orientação de uma nutricionista materno infantil para saber quais alimentos são mais recomendados nessa época de temperaturas quentes.
Ao perceber sintomas suspeitos em seus filhos que poderiam caracterizar uma virose certifique-se de buscar orientação médica.