Ao contrário do que muitos pensam, o aparelho invisível é uma excelente alternativa para as crianças. A começar pela fácil adaptação que esse tratamento ortodôntico oferece, bem como pela facilidade na higienização.

Os alinhadores invisíveis para crianças podem ser utilizados em diversos casos, seja em problemas de mordida cruzada, mordida bilateral, apinhamento superior, entre muitos outros, a fim de posicionar corretamente os dentes e as arcadas, com alta previsibilidade.

Por ser um aparelho invisível removível, as crianças conseguem manter uma alimentação normal e ainda fazer uma boa higiene bucal, o que diminui o desconforto e o risco de cárie.

Diferentemente dos aparelhos convencionais que possuem um grande volume de acrílico, os aparelhos invisíveis servem apenas como apoio aos dentes, o que não atrapalha na fala da criança.

Qual a idade indicada para começar a usar o aparelho invisível?

O tratamento com o aparelho ortodôntico invisível é recomendado a partir dos 6 anos de idade, pois é nessa fase que os dentes de leite começam a ser substituídos pelos permanentes e muitas vezes requerem espaço para o correto desenvolvimento.

Os alinhadores invisíveis têm como principal função auxiliar no crescimento e no posicionamento adequado dos dentes de forma ordenada, para isso, aplicam uma leve pressão sobre os dentes para que eles se movam até a posição correta, proporcionando ao seu filho um sorriso estético e funcional.

Para saber qual é o melhor momento para iniciar o tratamento com o aparelho invisível do seu filho, você deve primeiramente procurar um ortodontista, que irá fazer uma avaliação completa dos dentes e conduzir corretamente o tratamento.

Junto a esta fase, será feito um escaneamento e uma análise radiográfica da dentição e do crescimento esquelético facial da criança, a fim de identificar possíveis alterações que vão requerer a intervenção ortodôntica.

Por que o aparelho invisível é ideal para seu filho(a)

Uma das maiores vantagens do tratamento com os alinhadores invisíveis é o fato de serem removíveis, o que permite à criança maior versatilidade na alimentação e higiene bucal.

Por serem transparentes, o aparelho invisível é discreto e praticamente imperceptível, o que evita que a criança sinta estranheza e, por esse motivo, recuse-se a usá-lo, algo comum com aparelhos ortodônticos convencionais.

Devido à sua alta tecnologia, os alinhadores invisíveis contam com o escaneamento em 3D da arcada, o que permite ter uma prévia do sorriso após o tratamento, além das placas serem feitas sob medida.

Tais fatores contribuem para um tratamento mais rápido e eficaz, ocasionando menos dor e sensibilidade. Isso porque o incômodo da movimentação dos dentes com o aparelho invisível é muito menor quando comparado a um aparelho tradicional.

Cuidados diários e manutenção dos alinhadores invisíveis

Apesar de todos os cuidados do ortodontista no consultório, o aparelho invisível precisa ser bem higienizado. E a maneira como deve ser limpo geralmente é uma grande dúvida de muitos pais.

A recomendação é limpar o alinhador invisível antes de cada inserção, usando uma escova de dentes de cerdas macias, água e uma pequena quantidade de creme dental.

Os alinhadores invisíveis, depois de lavados, devem ser enxaguados vigorosamente após cada limpeza. Não utilize produtos de limpeza para dentaduras para limpar os alinhadores e evite deixar o aparelho invisível em enxaguantes bucais, pois esses produtos podem causar danos à superfície dos alinhadores, deixando-os opacos e mais visíveis.

Lembre-se de que os alinhadores invisíveis devem ser higienizados todas as vezes antes de serem colocados pelo paciente. Para limpá-los, é possível escovar a parte externa do alinhador ainda na boca, e em seguida, retirá-lo para fazer a limpeza da parte interna, com o alinhador em mãos.

O bom resultado do tratamento com aparelho invisível dependerá do paciente, que deverá utilizá-lo de maneira precisa, conforme as orientações dadas pelo ortodontista.

É importante lembrar que esse tipo de aparelho requer uma limpeza adequada, bem como os dentes do paciente, e essa limpeza deve ser feita toda vez que o paciente colocar o alinhador.

Vale ainda ressaltar que os alinhadores invisíveis devem ser utilizados por cerca de 22 horas diárias e só podem ser removidos para realizar a higiene e a alimentação. Quer saber mais sobre o aparelho invisível? Entre em contato com nossa equipe de atendimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *