Veja tudo que os pais devem saber sobre aparelho ortodôntico infantil

Muitos pais se perguntam quando devem levar seus filhos ao dentista pela primeira vez, essa é uma pergunta muito simples de responder, quanto antes melhor. Alguns tratamentos, como a utilização de aparelho ortodôntico infantil são muito mais eficientes quando se iniciam na fase de desenvolvimento da criança.

tratamento ortodôntico infantil é de muita importância para maior sucesso do procedimento, quando iniciado na fase da infância o tempo de duração do tratamento é diminuído, assim como, quando na fase adulta o tratamento não será necessário.

O primeiro sinal para que os pais agendem uma visita ao consultório de odontopediatria em Vitória – ES é a percepção de que o sorriso da criança não é alinhado, ou seja, os dentes estão nascendo tortos. Logo após perder os dentes de leite e começar a nascer os definitivos, os pais já são capazes de identificar se será necessário o tratamento ortodôntico infantil.

Em alguns casos, ainda com os dentes de leite já é possível perceber o desalinhamento deles, o que mostra a irregularidade que será apresentada nos dentes permanentes.

Nesses casos, com a visita ao consultório de odontopediatria em Linhares – ES, o dentista será capaz de identificar se já poderá ser iniciado algum tratamento, como a aplicação do aparelho ortodôntico infantil, mas claro, adaptado a fase da criança.

A fase da criança irá influenciar também para que o dentista escolha o tipo de aparelho ortodôntico infantil, evitando que machuque ou incomode a criança. Todavia é importante os pais entenderem que alguns hábitos da criança podem levar a necessidade do uso do aparelho ortodôntico infantil no futuro.

Alguns exemplos de hábitos que levam a necessidade do aparelho ortodôntico infantil está chupar chupeta, roer unha ou chupar dedo. Esses hábitos podem ser muito prejudiciais para a saúde bucal da criança.

Por isso, quando iniciado o tratamento ortodôntico infantil, o dentista irá recomendar que a criança pare imediatamente com esses hábitos, assim buscando ter melhores resultados.

Os dentes desalinhados além de interferirem na autoestima da criança também podem causar dores de cabeça e ouvido, cáries, infecções na gengiva, disfunção da fala, problemas na mastigação ou na mordida e problemas respiratórios.

Por isso se torna tão importante que os pais estejam atentos e levem seus filhos a clínica de odontopediatria em Vitória – ES logo nos primeiros sinais apresentados.

Algumas dúvidas muito comuns em relação ao uso de aparelho ortodôntico infantil

Vamos responder algumas dúvidas comuns entre os pais em relação ao uso de aparelho ortodôntico infantil.

O recomendado na clínica de odontopediatria em Linhares – ES é que o aparelho ortodôntico infantil seja colocado a partir dos 6 anos de idade, isso porque nessa idade a criança já está começando a desenvolver a dentição definitiva, o que torna possível a identificação de problemas na arcada dentária.

Nessa idade o odontopediatra já é capaz de identificar sinais como: o hábito de chupar chupeta, má posição da língua, estrutura óssea e proporcionalidade dos ossos da face (como as crianças que têm o queixo muito para frente ou o céu da boca mais estreito).

Nesses casos, o dentista poderá guiar com o uso do aparelho ortodôntico infantil o desenvolvimento ósseo da criança até o nascimento de todos os dentes permanentes, assim evitando problemas no futuro.

A principal indicação para realizar o tratamento ortodôntico infantil com o uso de aparelho é para crianças que apresentem mordida cruzada. Essa pode ser posterior, ou seja, nos dentes de trás, onde a arcada de cima é menor do que a arcada de baixo. Ou anterior, em que a arcada de baixo se encontra na frente da arcada de cima.

Com a realização do tratamento ortodôntico infantil o problema da mordida cruzada pode ser minimizado, assim evitando que no futuro seja necessária a realização de cirurgia para correção. Isso se dá pois, na fase da infância a criança ainda está desenvolvendo os ossos, sendo mais fácil a intervenção para correção do problema.

No tratamento ortodôntico infantil para crianças entre 6 e 12 anos o mais recomendado é fazer a utilização do aparelho móvel, aqueles que podem ser retirados a qualquer momento. Esse tipo de aparelho possibilita que sejam feitas as alterações ósseas com objetivo ortopédico, além disso as crianças podem escolher a cor e adesivos de personagens, o que torna divertido para elas.

Já o aparelho ortodôntico infantil fixo não é indicado para crianças que ainda possuem dentes de leite. Por fim, o mais importante é que os pais estejam atentos ao desenvolvimento dos filhos e ao primeiro sinal agendem uma visita na clínica de odontopediatria em Linhares – ES, assim iniciando o quanto antes o tratamento ortodôntico infantil e obtendo melhores resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *