O período de tranquilidade e diversão para as crianças pode acabar sendo de preocupação para grande parte dos pais. Isso acontece porque há muitos afazeres com os pequenos, e um deles está relacionado aos cuidados com a saúde bucal.

Isso ocorre porque, nas férias escolares, as crianças ficam mais tempo em casa preocupadas em se divertir com seus amigos e muitas vezes esquecem de cuidar da saúde bucal. E é nesse momento que os pais precisam ter atenção redobrada para incentivar os filhos a adotar uma higiene correta.

A primeira recomendação é aproveitar o período para levá-los a uma consulta com um odontopediatra, até porque, nessa época do ano, o consumo de doces e alimentos calóricos é maior e o risco de cárie pode aumentar.

Procure por uma clínica de odontopediatria logo no início das férias escolares, de maneira que o profissional consiga fazer uma avaliação da saúde bucal da criança para verificar a necessidade de algum tipo de tratamento ou não.

Quais são os cuidados com a saúde bucal nas férias escolares?

Escovar os dentes com maior frequência

O primeiro passo é ensinar as crianças sobre a importância da escovação frequente, que deve ser feita ao acordar, após cada refeição e antes de dormir.

A dica é orientar os filhos sobre todos os problemas que terão se não cuidarem de sua saúde bucal no dia a dia da forma correta. Assim, eles terão mais cuidado e paciência em sua rotina de higiene bucal.

Uso do fio dental

Os cuidados com a saúde bucal nas férias escolares também devem incluir o uso do fio dental, afinal, não adianta fazer apenas a escovação e esquecer do fio dental para limpar os lugares mais difíceis de serem alcançados pela escova.

Portanto, ensine seu filho(a) a utilizar o fio dental de forma correta, sob a orientação de um odontopediatra, para que a limpeza seja feita adequadamente.

Lembre-se que, dependendo da idade, a criança ainda não tem coordenação motora suficiente para higienizar os dentes corretamente. Por isso, é importante orientar os pais sobre como eles podem realizar a limpeza bucal de forma eficiente.

Kit de higiene bucal nos passeios

Sabemos que, no período de férias, as crianças ficam empolgadas e ansiosas com inúmeros passeios que podem durar o dia todo. Portanto, não esqueça de providenciar um kit de higiene bucal para que eles possam realizar a escovação mesmo fora de casa.

Protetor bucal nas atividades físicas

Brincadeiras são sempre bem-vindas, principalmente nesse período de férias, mas muitas vezes podem trazer um grande risco para as crianças, pois tais brincadeiras envolvem corridas, bicicletas e até mesmo esportes radicais. E nada melhor do que se prevenir, providenciando um protetor bucal nas atividades lúdicas realizadas e assim evitar traumatismos dentários.

Evitar o consumo excessivo de doces e alimentos gordurosos

A alimentação nas férias escolares pode impactar negativamente na saúde bucal das crianças, isso porque, nesse momento, elas costumam ingerir carboidratos, guloseimas, refrigerantes e doces em excesso.

Tais hábitos alimentares, unidos à falta de escovação, são grandes aliados para o surgimento de problemas na higiene bucal, e a principal delas é a cárie.

Embora os cuidados com a higiene bucal sejam fundamentais nas férias das crianças, tenha cautela na hora de impor uma rotina severa demais nesta época e proibi-los de comer alguma guloseima.

O ideal é combinar com eles, apenas um dia da semana para sair e comer uma pizza ou um doce, por exemplo, desde que façam a escovação correta após a refeição e utilizem o fio dental.

Escolha o creme dental ideal para seu filho

Para ajudá-lo a manter uma higiene bucal adequada, escolha um creme dental infantil que contenha embalagens com temas divertidos e sabores que chamem a atenção. Dessa maneira, será mais fácil incentivá-lo a escovar os dentes e manter sua saúde bucal sempre em dia.

Além de se tratar de cremes dentais atrativos para a criançada, eles têm a quantidade correta de flúor que aumenta a taxa de minerais do esmalte dentário, ajudando a combater a cárie.

E se ocorrer um traumatismo dentário, o que devo fazer?

O traumatismo dentário é um momento de desespero para os pais, por isso, é fundamental ter conhecimento do que fazer diante dessa situação preocupante.

A primeira recomendação é ligar imediatamente para o odontopediatra, explicar sobre o ocorrido e levá-lo ao consultório. Se o acidente envolveu a quebra de um dente, a ação deve ser mais detalhada: pegue o fragmento do dente e coloque-o num frasco com água para mantê-lo hidratado até chegar à clínica de odontopediatria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *